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Ata da 6ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Local: auditório no 7º andar do Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, nº 15. 

Aos treze dias do mês de dezembro do ano 2024, às 14h30, auditório no 7º andar do Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, nº 15, sede da Prefeitura de São Paulo, reuniram-se para a 6ª Reunião Ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. Na ocasião foi comemorada a marca de 10 anos de existência do ObservaSampa. 

Órgãos participantes: CGM, SF, SMADS, SMC, SMDET, SMDHC, SME, SMIT, SMSU, SMUL, SVMA, SGM/SEPEP, SGM/SEPE e CASA CIVIL/SERI/CGA 

Pautas Abordadas: 

Marilia Roggero, Coordenadora de Avaliação e Gestão da Informação da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), iniciou o evento falando da inauguração do ObservaSampa em dezembro de 2014, mostrando as normativas que subsidiaram a sua criação na época. Falou sobre a importância da transparência ativa na Prefeitura de São Paulo e do mérito de estar todos esses anos no ar, se transformando ao longo do tempo. Mostrou a imagem do site como era quando foi criado há 10 anos, a segunda versão aprimorada em 2019 e a versão atual, reformulada em 2022. 

Welington Moura da Secretaria Municipal de Educação (SME) contou sua história na Prefeitura de São Paulo e no ObservaSampa. Entrou na Prefeitura em 1997 e, em 2008, começou a trabalhar no setor atual, diretamente com dados educacionais, em 2014 foi convidado para colaborar na construção do ObservaSampa. Falou sobre a Lei 14.1473/2006, que baseou as primeiras discussões, o trabalho consistiu em tentar entender a proposta da legislação e formular indicadores que fizessem sentido para divulgação. Falou da importância do ObservaSampa para sua secretaria, uma vez que ajuda na divulgação dos seus indicadores e poupa esforço da secretaria para suas atividades fins. 

Viviane Canecchio Ferreirinho da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), também contou um pouco da sua história na Prefeitura de São Paulo e no ObservaSampa. É socióloga de carreira, está há 30 anos na prefeitura. Falou da história da SMADS na cultura de monitoramento por meio dos dados, mas ressaltou a importância da aproximação das secretarias que houve por meio do ObservaSampa, em como as secretarias compartilharam experiências e se ajudaram no esforço de construção coletiva, e que ainda hoje essa troca de experiências e aproximação é importante para enfrentar as dificuldades que surgem. Falou da importância de se manter o histórico das informações independente da troca de gestão governamental e da importância da transparência de dados. 

Marilia contou sobre as dificuldades com relação às estimativas populacionais para o Município de São Paulo quando assumiu a coordenação do ObservaSampa e, após as discussões com técnicos, ficou definida a utilização das estimativas populacionais da Fundação SEADE, que disponibiliza os dados por distritos. 

Sylvia Grimm da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) também fez uma fala no evento e conto que participou das discussões desde o início do ObservaSampa, na época representando a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Falou sobre sua formação e experiência com indicadores, trabalhou no Painel de Monitoramento da SMS, no ar desde 2008, e fez um paralelo de sucesso entre esta plataforma e o ObservaSampa: as discussões basearam práticas locais, por meio da divulgação e democratização da informação. Disse que é preciso instituir monitoramento e avaliação dentro dos espaços de trabalho. Falou da importância da regionalização dos dados, uma vez que os distritos da cidade têm necessidades diferentes, ajudando com que as ações sejam mais efetivas. A construção coletiva é outro paralelo importante. Pediu para que os indicadores dos ODS não sejam retirados do site. Falou da importância do ObservaSampa na divulgação de macrodados, que ele deve conversar com a população e com o que o governo tem como proposta, tem que estar alinhado ao Programa de Metas, aos ODS, deve dar um bom panorama da cidade para o munícipe. 

Talita Bottas de Oliveira e Souza, Secretária Executiva de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Osasco falou sobre o processo, em andamento, de construção do Observatório de Indicadores em seu município, o ObservaOZ. O Plano Estratégico de Tecnologia para Cidades Inteligentes, teve como projeto principal a construção de um observatório de indicadores para a cidade, e, nesse sentido, a cidade de São Paulo foi uma inspiração. O objetivo é consolidar o Observatório como um instrumento no ciclo de planejamento das políticas públicas, criar uma rede, uma grande central de inteligência para a gestão. A ideia é utilizar os dados para solucionar desafios. Falou sobre a necessidade de garantir perenidade da política pública, para isso, é preciso fazer a institucionalização por meios legais e por metodologias para se ter uma construção conjunta, mas alinhada. Diante de problemas como a rotatividade e o desinteresse que podem ocorrer, é preciso criar mecanismos para fazer com que as pessoas estejam atraídas para trabalho e ter uma equipe multidisciplinar, com profissionais importantes, como os analistas de dados, então, é preciso construir uma rede de governança forte para que se garanta a perenidade da política. A secretária finalizou sua fala propondo a criação de uma rede de observatórios para que haja troca de informações, pensando nos instrumentos de governança e no enfrentamento dos desafios. 

Marilia falou sobre a importância de se garantir a publicidade e transparência nos dados, a Lei 17.901 de 2023, que consolida a Política Municipal de Dados Abertos e Transparência Ativa no âmbito da Cidade de São Paulo, é uma lei recente, que mostra que aindamuito o que fazer com relação a este tema, que é uma política pública não de um governo, mas uma política de estado. Encerrou o evento agradecendo a presença de todos. 

Última Atualização: 16/12/2024 16:14:46

Ata da 5ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 16 de outubro de 2024. 

Local: Plataforma Microsoft Teams 

 

Aos dezesseis dias do mês de outubro do ano 2024, às 14h30, na plataforma Microsoft Teams, reuniram-se para a 5ª Reunião Ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. 

 

Órgãos participantes: 

SEPEP/SGM, SME, SMRI, SMDHC, SMSU, SMUL, SMDET, SMC, SF, SEME, SMJ, SEHAB, SMS, SVMA, SEGES, CGM, SMDHC, SMSUB e SPRegula. 

 
Pautas Abordadas: 

 

Marília (SEPEP) iniciou a reunião apresentando aos presentes os decretos sobre o observatório e o GTI-Indicadores, falou sobre o evento de 10 anos do ObservaSampa que ocorrerá 13/12/2024 como uma última reunião presencial do ano. 

Marília (SEPEP) e Maria Gorete (SEPEP) apresentaram o balanço de atualizações, com a maioria acima de 90%, pediram a cooperação dos membros de SIURB e SMT para enviarem os dados mais recentes, pois essas secretarias ainda estão atrasadas com o envio dos dados. 

Clayton Erik Teixeira (SMUL) disse que realmente há dificuldade sobre atualização de alguns indicadores, especificamente referente ao indicador relacionado ao orçamento, sugeriu verificar a atualização com a Secretaria da Fazenda. Perguntou sobre a possibilidade de inclusão de novos indicadores relacionados ao PDE (Plano Diretor Estratégico). 

Lara Cavalcanti Ribeiro (SMUL) questionou sobre o andamento da revisão dos indicadores ODS, pois há alguns indicadores que não tem atualização e foi feita a sugestão para exclusão. Marília (SEPEP) respondeu que depende da aprovação da comissão ODS para retirar o indicador. Marilia ficou de confirmar com a equipe que gerencia a Agenda 2030 se a comissão já deu o aceite para a exclusão. 

Fernando de Oliveira Leme (SMRI) perguntou sobre o percentual de 93% da secretaria, se houve a falta de fornecimento de algum dado ou algo que possam fazem em busca dos 100%, que é o objetivo. Maria Gorete (SEPEP) disse que falta atualizar o indicador de Investimento Estrangeiro Direto. Fernando (SMRI) disse que o indicador dependia de uma informação extraída diretamente do FDI Markets, que inclusive envolvia uma contratação com fornecimento do indicador. Marília (SEPEP) comentou que se for pertinente retirar e se não for da Agenda 2030, poderia encaminhar para a retirada. O pessoal de SMRI reiterou que a extração dos dados para o indicador depende da contratação de um serviço, e eles haviam entendido que o indicador já havia sido retirado. Marília (SEPEP) disse que já há uma lista de indicadores a serem excluídos e que só falta a confirmação da comissão ODS 

Thais Amorim (SMSUB) fez um adendo sobre os indicadores da Agenda 2030, que há a proposta de fazer o monitoramento de forma ampla de diversos planos setoriais no SMAE e que o piloto está sendo justamente o plano de ação da Agenda 2030. Ela perguntou se isso já está no radar da equipe do ObservaSampa de que esse piloto vai centralizar a atualização de parte dos indicadores e facilitar o processo de atualização do ObservaSampa. Marília (SEPEP) respondeu que o monitoramento da Agenda 2030 no ObservaSampa foi estabalecido em 2019, quando SEPEP não existia e a agenda estava em outra secretaria executiva de governo. Continuou dizendo que seria uma estratégia interessante o SMAE monitorar o plano de ação, já que o plano de ação tem mais indicadores que a Agenda 2030. Thais (SMSUB) comentou que é possível já que o plano de ação compila cerca de cinco informações para um indicador. Marília (SEPEP) respondeu que é melhor observar como o piloto irá se sair para fazer algo e automatizar o processo de fluxo com a Agenda 2030. Agradeceu a participação de Thais, e disse que vai ver o que consegue articular internamente e comentou que ficou sabendo que haverá um novo site só para a Agenda 2030, que inclusive vão tentar importar os indicadores que estão no ObservaSampa. 

Marco Antonio Costa Soares Junior (SMDET) comentou sobre o DATASAMPA da ADESAMPA, uma inciativa de coordenar iniciativas de dados. Mencionou que eles têm o site Observatório do Trabalho, que está em processo de reformulação, e estão pensando em integrar, primeiro dentro de SMDET, e depois junto com o Observa, fazendo a vinculação de informações de uma plataforma para outra. As conversas internas da SMDET ainda estão no início, mas quando estiver mais madura, ter a possibilidade de trazer em discussão em alguma reunião para ver as possibilidades de integração. Por ter informações em várias plataformas, seria interessante centralizar em um local só. Marília (SEPEP) agradeceu a participação de Marco e disse que há uma reunião marcada do Observa junto com ADESAMPA justamente para conhecer a iniciativa DATASAMPA. 

Angélica Regina Rocha (SMSU) comentou via chat que já havia dado a sugestão de centralizar os indicadores em uma única plataforma desde o lançamento do SMAE. Marília (SEPEP) disse que o lançamento SMAE foi pensado para um gerenciamento interno, enquanto o Observatório é um canal de transparência ativa, um site aberto para qualquer cidadão. Marília (SEPEP) comentou também que com os 10 anos de Observatório, seria interessante fazer uma reflexão sobre o observatório como repositório, como complemento na análise de políticas públicas. Informou que a equipe do Observa, como CAGI, além do gerenciamento do site, também está fazendo o ciclo I da avaliação de políticas públicas conforme o DECRETO Nº 63.336 DE 10 DE ABRIL DE 2024, para ser apresentada até dezembro de 2024. Ocorrendo a aprovação, Marília (SEPEP) disse que seria interessante trazer o estudo para o conhecimento do GTI, além de pensar no GTI-Indicadores como selecionar políticas para as próximas avaliações. E dependendo das informações disponíveis, ver se é possível fazer avaliação de desenho, impacto ou resultados, dependendo da solicitação para o ciclo de avaliação que será estruturado no próximo ano. 

Maria Mariana de Jesus Souza (DIA/SVMA) comentou que até o começo de novembro finalizará a atualização do indicador que está pendente. Ela está finalizando o geoprocessamento das copas de árvores por lotes municipais para revalidação da série histórica e posteriormente fará para 2023. Eles tiveram que recomeçar o trabalho pois acharam algumas inconsistências no shape de lotes municipais 

Angélica Regina Rocha (SMSU) comentou que houve uma alteração na camada da cidade por subprefeitura, ajuste nos limites dos municípios, e que está disponível no GEOSAMPA a partir de hoje. Marília (SEPEP)informou que o GTI-Sig estava revisando os limites do município com os outros municípios da região metropolitana. Inclusive, que é de utilidade, por exemplo, para Maria Mariana (DIA/SVMA) que está fazendo a revisão das copas por lotes. 

Marília (SEPEP) reforçou o pedido para atualização dos dados das secretarias, falou que vai verificar a exclusão dos indicadores ODS da RI e SMUL junto à comissão, informou sobre o evento em dezembro dos 10 anos do Observatório, e que será enviado via e-mail o convite mais perto da data. Não havendo mais questionamentos, Marília (SEPEP) agradeceu e finalizou a reunião. 

Última Atualização: 22/10/2024 09:28:53

Ata da 4ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 19 de junho de 2024. 

Local: Plataforma Microsoft Teams 

 

Aos dezenove dia do mês de junho do ano 2024, às 14h30, na plataforma Microsoft Teams, reuniram-se para a 4ª Reunião Ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. 

 

Órgãos participantes: 

SME, SMRI, SMDHC, SMSU, SMUL, SMDET, SMIT, SMC, SF, SEME, SMJ, SEPEP/SGM, SEHAB, SMT, SMADS, SMS 

 
Pautas Abordadas: 

 

Marília (SEPEP) iniciou a reunião passando informações gerais. Reforçou a questão da divisão de trabalho em três grupos para facilitar a comunicação entre CAGI e as secretarias e sobre o número do processo SEI para alteração de membros do GTI. Informou que a coordenadoria está se dividindo entre as atividades do ObservaSampa e a nova atribuição com a estruturação do ciclo de avaliação de políticas públicas. 

Marília (SEPEP) mostrou o balanço das atualizações dos indicadores, que em relação à última reunião em março, houve um aumento significativo nos dados atualizados de 2023. No total, 58,2% dos indicadores estão atualizados, sendo 42,7% atualizado até 2023 e 15,5% até o último ano disponível. Este último grupo compreende informações com periodicidade diferenciada ou com defasagens, que dependem da divulgação de outros órgãos, como por exemplo, o IBGE. 

Existe a dificuldade de atualização dos indicadores que dependem do Censo Demográfico do IBGE, cujos dados ainda não foram totalmente divulgados. Dessa maneira, os dados populacionais que estamos utilizando são projeções elaboradas pela Fundação SEADE com base no Censo anterior: até 2023, variáveis anuais de população total, sexo e idade; e até 2022, variáveis anuais de população em idade escolar. 

Com relação à PRODAM, foi falado sobre questões relacionadas à atualização do sistema e a internalização da página, uma vez que a repaginação do site não foi feita com esta empresa. 

Sobre os acessos no site, Marília mostrou um gráfico com o número de usuários por mês e a média geral de usuários do site (de novembro de 2022 a maio de 2024). 

Sobre os cursos do ObservaSampa, a EMASP prefere abrir várias turmas do curso EAD assíncrono para não haver sobrecarga no Moodle. Abertura de novas turmas do curso no formato EAD assíncrono ocorrem ao longo do ano. Os cursos do ObservaSampa no formato ao vivo, que tinham sido pausados em 2023, foram retomados este ano - uma edição foi realizada em março e uma será realizada em 21/06/2024. Em relação aos cursos na modalidade presencial, houve uma edição no mês de maio e há outra prevista para novembro de 2024. Será feito também um minicurso na UMAPAZ no dia 03/07/2024 no período da tarde intitulado “Conhecendo São Paulo por meio de indicadores: Uma jornada pelo ObservaSampa”. 

Breno Souza (SMS), representando Fernanda e Iracema, disse que sabe que é necessário atualizar os dados de cobertura vacinal, mas que ainda estão conversando com a área responsável internamente. 

Wellington Moura (SME) questionou sobre os dados populacionais e Maria Gorete (SEPEP) respondeu que ainda não temos os dados populacionais detalhados por distritos do Censo 2022, pois o IBGE ainda não os divulgou. Após a publicação por parte do IBGE, aguardaremos a SEADE refazer as estimativas populacionais em nível distrito. 

Marco Antônio Costa (SMDET) perguntou se há previsão sobre a SEADE fazer a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Marília (SEPEP) respondeu que a SEADE descontinuou a PED em 2019, dizendo que haveria outra pesquisa substituta. A PED 2019 é o último dado que está disponível. 

Não havendo mais dúvidas dos membros, Marília (SEPEP) agradece a participação de todos e encerra a reunião. 

Última Atualização: 24/06/2024 10:35:57

Ata da 3ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 08 de março de 2024. 

Local: Plataforma Microsoft Teams 

 

Aos oito dias do mês de março do ano 2024, às 14h30, na plataforma Microsoft Teams, reuniram-se para a 3ª Reunião Ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. 

 
Órgãos participantes: 
 
SME, SMDHC, SMSUB, SMUL, SMSU, SMDET, SMIT, SMT, SMJ, SVMA, SEHAB, SMDHC, SMC, SMJ, SF, SEME, SEGES, SEPEP e SP-Regula. 
 
Pautas Abordadas: 

 

  1. Períodos de atualização e cronograma de reuniões: 

Marilia (SEPEP) iniciou a reunião com uma breve apresentação da equipe de CAGI, recapitulou a organização dos trabalhos conforme estabelecido na reunião anterior e dividiu as secretarias em 3 grupos para facilitar a comunicação entre os órgãos e os membros de CAGI. 
 
2.          Atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito da coordenadoria e com o ObservaSampa. 
 
Marilia (SEPEP) expressou satisfação com o progresso das atualizações dos indicadores na plataforma do ObservaSampa. Ela destacou que, a fim de facilitar os trabalhos alguns indicadores já foram atualizados com os dados de 2023, dos quais CAGI/SEPEP é agora responsável.  
Em seguida, Marília (SEPEP) apresentou um gráfico com a atualização dos indicadores, destacando que 84,3% dos indicadores estão atualizados e a plataforma possui uma média de 915 usuários por mês. Ela reforçou a importância de ampliar o público do ObservaSampa e mencionou algumas iniciativas em desenvolvimento pela coordenadoria, destacando a demanda por Dashboards; o painel temático sobre primeira infância, que foge dos eixos tradicionais dos dashboards disponíveis no site, e a publicação de notas técnicas. 
Marília (SEPEP) também informou sobre a continuidade das melhorias na plataforma e a internalização do site na PRODAM, ressaltou a importância da agenda 2030 e a publicidade dos indicadores ODS, assim como as suas revisões conforme demanda. Por fim, parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e abriu espaço para dúvidas e questionamentos. 
 
3.          Dúvidas, informes e questionamentos.   
 
Thais (SMSUB) saudou a todos e parabenizou todas as mulheres, informou algumas pendências por conta de dificuldades de agenda interna da secretaria e confirmou a manutenção de seus representantes no grupo e a necessidade de confirmar algumas informações relacionadas ao GeoInfra a fim de avaliar a possibilidade de aderi-las ao ObservaSampa. 
 
Marilia (SEPEP) agradeceu o retorno de Thais (SMSUB) e demonstrou otimismo sobre a construção de indicadores em conjunto com o GeoInfra. 
 
Maria Mariana (SVMA) perguntou se a solicitação dos dados seria feita via SEI ou por e-mail. 
 
Marilia (SEPEP) respondeu que a solicitação não é feita via SEI justificando com a sugestão, acatada, de Thiago (SMT) por uma planilha compartilhada a fim de facilitar os trabalhos, manteve aberta a possibilidade de comunicação via e-mail para sanar dúvidas e demais dificuldades com as planilhas. Comentou também a possibilidade de inserção de novos indicadores conforme demanda das secretarias. 
 
Gabriel (SMDET) perguntou sobre a expectativa de atualização com os dados de 2023 no observatório. 
 
Maria Cristina (SMIT) e Tiago Rosa (SEME) solicitaram o envio da planilha compartilhada para iniciarem os trabalhos. 
 
Marilia (SEPEP) respondeu que podemos iniciar as atualizações no mês de Março conforme a possibilidade das secretarias em enviar os dados, reconheceu as dificuldades de algumas secretarias em enviar os dados conforme os períodos de atualização definidos pelo GTI, mas incentivou os membros a iniciarem esses trabalhos garantindo auxílio e o compartilhamento das planilhas necessárias. 
 
Marilia (SEPEP) questionou Thiago (SMT) sobre a expectativa das atualizações de SMT, agora com o auxílio de Débora (SEPEP). 
 
Thiago Luiz (SMT) saudou os presentes desejando um feliz Dia das Mulheres e respondeu sobre as atualizações pendentes, principalmente a necessidade de dados de 2023 da SP Trans. Ele explicou as dificuldades encontradas e o processo em andamento para resolver essa questão. 
 
Marilia (SEPEP) reforçou a disponibilidade em conversar separadamente com cada secretaria e que todas receberão por e-mail lembrete do primeiro período de atualização e a sequência das reuniões conforme estabelecido anteriormente pelo cronograma, agradeceu a todos e encerrou a reunião. 
 

Última Atualização: 12/03/2024 17:07:12

Ata da 2ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 05 de dezembro de 2023. 

Local: Plataforma Microsoft Teams 

 

Aos cinco dias do mês de dezembro do ano 2023, às 14h30, na plataforma Microsoft Teams, reuniram-se para a 2ª Reunião Ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. 

 
 

Órgãos participantes: 

CGM, SEGES, SEHAB, SEME, SEPEP, SF, SMC, SMDHC, SME, SMIT, SMJ, SMPED, SMRI, SMS, SMSU, SMT, SMUL, SP-Regula e SVMA. 

 
 
Pautas Abordadas: 

 

  1. Balanço das Atualizações: 

 

Marilia (SEPEP) apresentou um balanço da atualização dos indicadores. Destacou que após revisão em conjunto com as secretarias, o número de indicadores na plataforma foi reduzido de 690 para 680. Desse total, 385 estão atualizados até o ano de 2022 e 95 se encontram no teto de atualização, assim, o percentual de atualização é de 70,7%.  
 

  1. Revisão dos Indicadores ODS:  
     

Fernando (SEPEP) pontuou sobre a revisão dos indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando possíveis ajustes e alinhamentos necessários, mencionou que a maioria das alterações está relacionada ao nome de cada indicador e que deve haver maior clareza no preenchimento das fichas. Para alguns indicadores foi necessária uma revisão metodológica, que implicou em alteração na série.  
Ricardo (SEPEP) agradeceu o envolvimento de todos na revisão e destacou a importância de manter contato e apontou a demanda da sociedade civil sobre indicadores de transportes. 
 

  1. Melhorias do Site: 

Marília (SEPEP) listou as melhorias que foram feitas no site , destacou a correção de alguns erros e a possibilidade de fazer download dos indicadores em CSV.  Ressaltou que este é um trabalho contínuo. 
Maria Gorete (SEPEP) apresentou, através do compartilhamento de tela, as melhorias feitas em parceria com SMIT e o TI de SEPEP. 
Marília (SEPEP) respondeu pergunta de Raíssa (SMC) sobre desagregação de indicadores e apontou o intuito de ter os dados o mais desagregado possível.  
Gabinete (COVISA) relatou problemas técnicos ao abrir novas guias no site, resultando em mensagens de erro. Constatou dificuldade na exploração de diferentes indicadores simultaneamente. 
Fernando (SEPEP) sugeriu explorar ajustes para melhorar a navegação. 
 
4.   Período de Atualização e Cronograma de Reuniões - 2024: 

Marilia (SEPEP) propôs discutir o cronograma de atualizações para o próximo ano (2024) e estabelecer um calendário de reuniões para garantir uma comunicação eficiente. Foi proposta a organização dos trabalhos com dois períodos de atualização por semestre: março e maio no primeiro semestre; agosto e novembro no segundo semestre. A maioria dos presentes manifestou estar de acordo com os novos períodos de atualização. 

Foi proposto um cronograma de reuniões para 2024, inicialmente com cinco períodos (fevereiro, abril, junho, setembro e dezembro), destacou-se que o grupo pode ter mais reuniões ao longo do ano caso haja necessidade. A primeira reunião ficou previamente marcada para o dia 29 de fevereiro. 

 
 

  1. Dashboards:  

Marília (SEPEP) apresentou o novo painel que foi inserido no site (recortes raciais) no mês da consciência negra. Destacou a possibilidade de inserção de novos painéis temáticos feitos em conjunto com as secretarias ou revisão dos existentes. 

  1. Cursos do ObservaSampa: 

 

Marília (SEPEP) informou o grupo sobre a retomada dos cursos do ObservaSampa, tanto no formato EAD como presencialmente. 
 
A reunião foi encerrada, destacando a importância da colaboração para o aprimoramento contínuo dos indicadores e do sistema.  

Última Atualização: 06/12/2023 16:24:23

ObservaSampa lança novo painel com o recorte racial sobre a situação da população negra

O Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo (ObservaSampa) lança, no mês da Consciência Negra, um novo painel com um recorte racial de dados sobre a situação da população negra na cidade.  


O painel traz informações sobre o percentual de população negra no município, a diferença de rendimento da desta população em relação a população não negra, o percentual de crimes violentos fatais com vítimas negras, a distribuição da raça/cor dos alunos da rede municipal, e o percentual de servidores negros, entre outras.  


É possível acessar o painel a partir da aba Painéis, clicando no tema Recortes Raciais.  

Última Atualização: 16/11/2023 15:40:35

Ata da 1ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 12 de setembro de 2023. 

Local: Edifício Matarazzo 

 

Órgãos participantes:  

CGM, SEGES, SEHAB, SEPEP, SF, SIURB, SMADS, SMC, SMDET, SMDHC, SME, SMIT, SMJ, SMPED, SMRI, SMS, SMSU, SMT, SMUL, SP-Regula, SPTuris. 

 

Pauta da reunião 

  

1. Apresentação da Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação e do ObservaSampa - Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo;  

2.   Proposta do Plano de Trabalho do GTI – Indicadores:  

  Atualização dos dados dos indicadores;  

Revisão dos indicadores;  

Definições de cronogramas.  

3.  Esclarecimentos e outros pontos de interesse geral. 

 

Marília (SEPEP) iniciou agradecendo a oportunidade de retomar as reuniões do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores (GTI-Indicadores). Apresentou a linha do tempo, desde a criação do ObservaSampa até a situação atual na Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação (CAGI).  Falou sobre as atribuições do GTI-Indicadores e de CAGI. 

Gorete (SEPEP) apresentou a plataforma e suas funcionalidades a fim de introduzi-la aos que ainda não tinham familiaridade com a mesma. Destacou os painéis em Power BI como uma novidade em relação ao antigo site do ObservaSampa.  

Marília (SEPEP) destacou que apesar da melhoria na navegação e visualização dos indicadores em relação ao antigo site, não há mais a possibilidade de baixar um indicador específico, porém resgatar essa função é uma melhoria prevista. 

Lara (SMUL) questionou sobre a carga dos dados no sistema e a revisão dos indicadores. 
Marília (SEPEP) respondeu que as mudanças no site se restringiram ao front-end e ainda há a necessidade de trabalho “braçal” para organizar e subir tabelas no sistema. A auditoria, antes feita na SMUL, foi retomada em CAGI e constatou-se a necessidade de atualização e revisão principalmente de indicadores ODS. Ressaltou a importância em aumentar a média de acessos ao site do observatório e da diversificação do público para além de pesquisadores e do TCM.  

Marília (SEPEP) falou sobre a importância dos indicadores no ciclo das políticas públicas destacando que os desafios hoje são manter a plataforma atualizada e apresentar indicadores sensíveis que realmente possibilitem monitorar e avaliar as políticas públicas e desenvolver estudos e avaliações em conjunto com as secretarias. Propôs a organização de fluxo de trabalho com reuniões setoriais a fim de completar as atualizações até o período de 2022 ainda neste ano. 

Angélica (SMSU) comentou sobre a possibilidade de utilização do SMAE para monitoramento de indicadores. Marília (SEPEP) respondeu que a partir de uma melhoria na forma de introduzir os dados, a utilização poderia ser avaliada. 

Thiago (SETRAM) comparou a dinâmica do fluxo no SMAE com a do ObservaSampa. Ressaltou a importância de garantir dados atualizados, íntegros e centralizados, deu exemplos de necessidades dentro das secretarias. 

Fernando (SEPEP), falou sobre a revisão dos indicadores da Agenda 2030, mencionou que na auditoria feita por CAGI verificou-se, por exemplo, que indicadores que não têm atualizaçãomuitos anos ou que só tem a informação para um ano. Realçou a particularidade do ObservaSampa em relação a outros instrumentos de dados da cidade de São Paulo pela possibilidade de discutir os indicadores em sua série histórica, além de poder visualizá-los em dashboards em função do período, organizando-os por subprefeituras etc. Enfatizou que a visão macro temporal pode nos ajudar a mensurar os efeitos e resultados das políticas a avaliar. Propôs que a revisão considere os objetivos de cada indicador. 

Ricardo (SEPEP) fez uma introdução sobre a Agenda 2030, falou sobre o trabalho da comissão ODS em aproximar os objetivos da agenda internacional com a realidade municipal e reforçou a importância da auditoria mencionada por Fernando (SEPEP) a fim de verificar a consistência dos indicadores e se eles realmente retratam a realidade de São Paulo garantindo também que o cidadão possa visualizar se os objetivos são alcançados ou não. 

Marília (SEPEP) complementou dizendo que, apesar da comissão ODS já ter como atribuição revisar indicadores da agenda 2030, há uma dificuldade em monitorá-los devido à grande quantidade. Salientou então a importância de verificar os indicadores que fazem sentido monitorar ou não. Informou aos participantes que seria enviado um formulário para preenchimento, com o objetivo de facilitar o fluxo e a organização dos trabalhos do GTI. 

Wellington (SME) levantou uma questão a respeito da dificuldade enfrentada na interpretação da Lei 14.173, contextualizou com a realidade de SME, e sugeriu que o grupo convide auditores do TCM para que acompanhem a discussão. Criticou a Lei ser vaga e permitir cobrança dos órgãos sobre informações que já são publicadas na plataforma do observatório. Perguntou sobre atualização dos dados de 2022. Marília (SEPEP) mencionou a estimativa da SEADE e a necessidade de aguardar o Censo. Disse que a revisão da legislação é uma questão antiga e os pontos específicos e vagos geram um imbróglio, sugeriu retomar as propostas de revisão da Lei 14.173. 

Clayton (SMUL) levantou uma questão sobre a qualidade dos indicadores e sobre a metodologia para tornar os indicadores auditáveis. Fernando (SEPEP) respondeu que ainda não há exatamente uma metodologia e que a auditoria dos indicadores foi um trabalho em equipe, mas manteve aberta a discussão. 

Viviane (SMADS) ressaltou a importância de se ter indicadores passíveis de discussão com a sociedade civil. Ricardo (SEPEP) mencionou a importância do desenvolvimento de metodologia em auditoria e sobre ajustar os indicadores para que a sociedade civil consiga acompanhar se as metas da agenda estão avançando ou não. 

Angélica (SMSU), Lara (SMUL) e Marília (SEPEP) pontuaram a questão da demanda com formulários e envio de dados para diversas secretarias, o que gera retrabalho e dados que muitas vezes aparecem de formas divergentes em diversos canais da Prefeitura de São Paulo. 

Marília (SEPEP) agradeceu a todos e encerrou a reunião. 

Última Atualização: 21/09/2023 16:44:12

Prefeitura de São Paulo lança Painel de Monitoramento da Agenda Municipal 2030

Avança a implementação da Agenda 2030 no território, Prefeitura tem mais de 500 ações iniciadas

No âmbito da Agenda Municipal 2030, publicada em 2021, e do Plano de Ação para sua implementação, publicado no início de 2022, a Prefeitura de São Paulo lança o primeiro Relatório de Monitoramento da Implementação da pactuação, disponíveis em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/planejamento/. O monitoramento tem por objetivo compartilhar o panorama da evolução dos indicadores da Agenda Municipal 2030, e também da situação das ações planejadas pelo Plano de Ação. Como objetivo, destaca-se o compromisso com uma tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa, representativa e transparente em todos os níveis (Meta Municipal 16.7 da Agenda Municipal 2030).

Em paralelo à publicação do relatório, tendo em vista a dimensão de informações, a Prefeitura disponibiliza também um Painel de Monitoramento da Implementação da Agenda Municipal 2030 em São Paulo. O Painel viabiliza o acompanhamento da implementação de forma dinâmica, ao disponibilizar dados das ações do Plano de Ação (2021-2024) e o conjunto de indicadores priorizados, contemplados na Agenda Municipal 2030.

A Agenda Municipal 2030 fortalece a vinculação aos instrumentos de planejamento e dos processos de monitoramento (Meta Municipal 17.14), promovendo a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável. O próprio ciclo de monitoramento foi conduzido de maneira integrada, destacando a atuação da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), responsável pelo monitoramento do Programa de Metas da cidade, e da Rede de Planejamento da Prefeitura. Contar com a atuação de todos os órgãos da Prefeitura de maneira integrada com os demais instrumentos de planejamento municipal fortalece o compromisso de implementação e é imprescindível para alcançar as metas municipais até o ano de 2030.

Já no primeiro ano de vigência do Plano de Ação, a Prefeitura de São Paulo avançou com a implementação de mais de 500 ações - que representam 82% do total do conjunto de ações do Plano. É interessante analisar a distribuição das ações entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Esses dados, assim como seu detalhamento e, podem ser consultados no Painel e no Relatório.

A Agenda Municipal 2030 apresenta um conjunto de 545 indicadores, publicizados no Observasampa, plataforma oficial de apresentação sobre indicadores da cidade. Para visualizar os indicadores disponíveis, basta entrar na plataforma, seguir em ‘Indicadores’ e selecionar o tema ‘ODS São Paulo’. Deste conjunto, 172 indicadores foram priorizados, por serem sensíveis à atuação governamental no território ao longo do intervalo de uma gestão – a qual corresponde ao período de vigência do Plano de Ação. A priorização foi feita durante o processo de construção do Plano de Ação e também foi protagonizada pelas Câmaras Temáticas. Atualmente, 362 indicadores da Agebda 2030 estão disponíveis no ObservaSampa, dentre o total de 680 indicadores da plataforma, representando 53%.

É uma grande conquista para a cidade de São Paulo progredir não só com o comprometimento em torno do Agenda 2030, como também ao evoluir no monitoramento dos resultados obtidos e nas estratégias de desenvolvimento sustentável no município. O conteúdo dos documentos publicados foi apresentado e apreciado em plenário da Comissão Municipal ODS, assim como seu processo de elaboração vêm sendo avaliado, a fim de manter o programa participativo, representativo e transparente em todos os níveis, por meio do fomento de espaços de participação.

Última Atualização: 11/05/2023 15:01:53

ObservaSampa é reestruturado e passa a oferecer novas ferramentas para conhecer São Paulo

O ObservaSampa está de cara nova e com novas ferramentas. O novo portal online do ObservaSampa reúne os principais dados e indicadores da cidade de São Paulo e possibilita ao munícipe e outros interessados conhecer a realidade municipal e os resultados das políticas públicas de forma interativa e com transparência.  

A principal novidade do novo portal são os Painéis de indicadores, que oferecem visualizações de dados interativas. Nesse primeiro momento, os painéis sintetizam informações sobre oito temas: Educação, Moradia, Saúde, População, Meio Ambiente, Economia, Trabalho e Renda, Turismo e Assistência Social.  

Desenvolvida com tecnologias livres e em código aberto pela Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP) da Secretaria de Governo Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), a nova interface do portal do ObservaSampa também permite ao usuário explorar de forma mais ágil e fácil os 679 indicadores da cidade de São Paulo disponibilizados atualmente pelo Observatório 

O projeto de reestruturação do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo não se esgota por aqui. Por meio de uma parceira recém-estabelecida com a Fundação SEADE, do Governo do Estado de São Paulo, a equipe de SEPEP irá disponibilizar em breve novos painéis e análises de dados sobre a cidade baseados em evidências extraídas direto da fonte, com atualização automática.  

O ObservaSampa teve suas origens como uma iniciativa de Governo Aberto da Cidade de São Paulo, em 2014. Nesses oito anos de existência, já passou pela antiga Secretaria de Gestão e também pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, sendo transferido para SEPEP, via decreto no 6.1036, em fevereiro de 2022. Desde então, a equipe da Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação (CAGI) de SEPEP tem trabalhado na manutenção e reformulação da plataforma e de suas funcionalidadesO projeto é desenvolvido por servidores da Prefeitura, em um processo de criação de capacidades estatais que tem por objetivo consolidar uma equipe de excelência em ciência de dados e análise de políticas públicas baseada em evidências, garantindo ao cidadão o acesso e facilitando sua compreensão sobre os dados e indicadores da cidade de São Paulo.  

 

Última Atualização: 03/11/2022 17:05:18

ObservaSampa é certificado pela ONU-Habitat como membro da rede global de observatório urbano

O Observatório da cidade de São Paulo, ObservaSampa, recebeu em 26 de abril de 2022 o certificado do ONU-Habitat como reconhecimento do esforço da prefeitura de São Paulo em monitorar as políticas públicas municipais.

Trata-se de um incentivo para todas as secretarias envolvidas e também para a equipe do ObservaSampa que coordena os trabalhos, sempre em parceria com os servidores dessas secretarias, no sentido de melhorar o acesso à informação e à transparência dos dados e indicadores municipais, bem como o monitoramento das políticas públicas municipais.




Última Atualização: 28/04/2022 10:45:29

No mês da mulher confira os indicadores relativos a gênero e à temática feminina no ObservaSampa

No mês da mulher há muito para se comemorar, mas também é momento de apontar quantas conquistas ainda faltam. Nesse aspecto, os indicadores podem revelar as desigualdades que ainda persistem. 

Confira a seguir os indicadores disponíveis no ObservaSampa relativos a essa temática:

[ODS.03.01.01] Razão de óbitos de mulheres residentes por causas e condições consideradas de morte materna (por 100.000 nascidos vivos)

[ODS.05.01.01] Iniciativas de promoção da inclusão e combate a discriminação contra mulheres reconhecidas pela Prefeitura de São Paulo

[ODS.05.02.01] Número de atendimentos pelos equipamentos de mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

[ODS.05.02.02] Número de atendimentos realizados pela Casa da Mulher Brasileira

[ODS.05.02.03] Número de acolhimentos sigilosos e provisórios para mulheres em situação de violência e para mulheres em situação de rua

[ODS.05.02.04] Meninas em acolhimento por motivo de abandono, negligência e/ou maus tratos

[ODS.05.02.06] Mulheres vítimas de violência atendidas pelo Programa Tem Saída

[ODS.05.02.07] Número de casos notificados de violência contra mulheres e meninas

[ODS.05.02.08] Denúncias de assédio sexual em ônibus públicos municipais

[ODS.05.04.02] Horas semanais dedicadas ao trabalho doméstico não remunerado por mulheres

[ODS.05.05.01] Diferença percentual entre o rendimento do trabalho entre mulheres e homens (%)

[ODS.05.05.02] Servidoras públicas ativas mulheres (%)

[ODS.05.05.04] Percentual de Servidoras municipais ativas pretas (%)

[ODS.05.05.05] Percentual de Servidoras municipais ativas pardas (%)

[ODS.05.05.06] Percentual de Servidoras municipais ativas indígenas (%)

[ODS.05.05.07] Percentual de Servidoras municipais ativas amarelas (%)

[ODS.05.05.08] Percentual de Servidoras municipais ativas brancas (%)

[ODS.05.05.09] Percentual de Servidoras municipais ativas com deficiência (%)

[ODS.05.05.10] Percentual de Mulheres no comando das secretarias municipais (Secretárias Titulares) (%)

[ODS.05.05.11] Percentual de Mulheres em cargos gerenciais no governo do município (%)

[ODS.05.06.01] Percentual de nascidos vivos de mulheres adolescentes negras (%)

[ODS.05.06.02] Número de usuários acompanhados no processo de transexualização

[ODS.05.0a.03] Termos de Permissão de Uso emitidos em nome da mulher da família (%)

[ODS.05.0a.04] Número de termos de Permissão de Uso (TPU) emitidos em nome da mulher da família

[ODS.05.0b.01] Percentual de pessoas do sexo feminino que se cadastraram no site oficial da rede FAB LAB LIVRE SP (%)

[ODS.05.0b.02] Percentual de pessoas do sexo feminino que inscreveram projetos no site oficial da rede FAB LAB LIVRE SP (%)

[ODS.05.0b.04] Percentual de mulheres trabalhando com Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura (%)

[ODS.05.0c.01] Percentual do orçamento municipal destinado a ações de promoção da igualdade de gênero (%)

[ODS.08.08.02] Número de notificações de acidentes de trabalho de mulheres no município

[ODS.08.08.05] Número de Notificações de doenças relacionadas ao trabalho* de mulheres no município

[ODS.16.07.05] Percentual de Mulheres negras em cargos gerenciais no governo do município (%)

[ODS.16.0a.03] Número de Mulheres atendidas pela Ronda Guardiã Maria da Penha

Número de mulheres acolhidas/atendidas nos CCMs e encaminhadas aos serviços especializados da rede de enfrentamento à violência

População total - mulheres

Razão de exames citopatológicos do colo do útero - Papanicolau em mulheres de 25 a 64 anos e a população da mesma faixa etária

Razão de exames de mamografia realizados em mulheres de 50 a 69 anos (por 100 habitantes da mesma faixa etária)

Taxa de mortalidade de mulheres vítimas de agressão (por 100 mil mulheres)

Última Atualização: 10/03/2022 17:10:48

Reunião Conjunta GTI-SIG e Comitê intersecretarial de Indicadores
Aconteceu no dia 27 de janeiro de 2022, a reunião integrada entre o Comitê Intersecretarial de Indicadores e o GT SIG e com a participação de cerca de 70 técnicos. O professor Alex Abiko da Escola Politécnica da USP e coordenador da ABNT CEE 268 apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos sobre cidades e comunidades sustentáveis, além de outras relativas às cidades inteligentes e cidades resilientes. As normas brasileiras que derivam desse trabalho são espelho de normas internacionais discutidas por 70 países no ISO TC 268. Em suas palavras “os trabalhos brasileiros harmonizam as normas ISO e as adaptam à realidade brasileira”. Com o objetivo de internalizar e adaptar as normas ISO para a realidade brasileira a Comissão de Estudo Especial brasileira agrega representantes do poder público como Ministério de Desenvolvimento Regional, Governo do Estado de São Paulo e várias prefeituras do Estado. Estão presentes diversas universidades públicas e privadas e ainda representantes de empresas de consultorias. Salientou o professor que as normas técnicas são de uso voluntario, porém enfatizou a importância da adoção por parte do setor público para medir desempenho de programas e políticas, por meio de procedimentos padrão e de indicadores que sejam comparáveis com outras realidades. A importância não está na quantidade, mas na qualidade dos indicadores salientou Harmi Takyia do TCM e Marilia Roggero, coordenadora do ObservaSampa. Os indicadores do ObservaSampa tornaram-se objeto de estudo de equipe da Poli ligado à Comissão da ABNT. O objetivo é verificar a aderência às normas técnicas e fazer sugestões de melhorias nos indicadores.

Última Atualização: 28/01/2022 13:36:18

Relatório Anual de Atividades - ObservaSampa (2021)

O Observatório de indicadores da cidade de São Paulo durante o ano de 2021 teve sua consolidação como a plataforma de monitoramento de grandes programas e agendas municipais da cidade de São Paulo. Dando continuidade ao trabalho de manutenção e atualização de seus indicadores, a equipe do ObservaSampa participou ativamente de diversas atividades intersecretariais durante o ano de 2021. Todas essas atividades estão relatadas nos tópicos a seguir:

1 – Manutenção da plataforma junto à Prodam e atualização dos indicadores.

2 – Continuidade das edições do curso sobre indicadores e utilização da plataforma do ObservaSampa. Foram três edições do curso na EMASP com duração de 4 horas. Todo conteúdo do curso foi adaptado para o modelo on-line. Nesse ano o ObservaSampa foi inserido no curso de ingressos da PMSP, trata-se de um curso gravado e enviado para novos servidores municipais.

3 – Participação da equipe ObservaSampa junto com a equipe dos informes urbanos e parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Secretaria Municipal de Assitência Social (SMADS) resultando na publicação do informe urbano sobre a inserção dos imigrantes do cadastro único, traçando um perfil dos cadastrados e beneficiários. O lançamento desse informe foi feito via live, com a participação da equipe de Geoinfo (SMUL), SMDHC e SMADS.

4 – Participação da equipe do ObservaSampa no Programa Plurianual (2022 – 2025)  junto com a equipe da Secretaria do Governo Municipal no auxílio para a elaboração e escolha dos indicadores de monitoramento. Participação nas reuniões com os pontos focais de todas as secretarias municipais.

5 – Participação da equipe do ObservaSampa no projeto de cooperação sul-sul - Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas. O projeto focou a construção de indicadores que levassem em conta a perspectiva territorial, gênero e raça/etnia e a importância dessa desagregação para as políticas públicas locais.  As oficinas, bem como os outros momentos de reunião virtual, permitiram o compartilhamento de conceitos, metodologia e experiências sobre a construção de indicadores. 

6 – Atualizações dos indicadores realizada em duas etapas – a primeira em maio e a segunda em novembro. Esses dois períodos de atualização foram acertados junto com o Comitê.

7 – Inserção dos Indicadores do ODS na plataforma do ObservaSampa e auxílio na organização dos dados a serem enviados por todas as secretarias municipais, parceria de trabalho com a Secretaria do Governo Municipal, responsável pela coordenação da Agenda 2030. O Balanço das inserções e atualizações dos Indicadores ODS, podem ser verificados no conteúdo de estudos deste site.

8 – Realização de reuniões setoriais com todas as secretarias sempre visando à revisão e atualização dos indicadores que se encontram publicados na plataforma.

9 - Realização de reuniões do Comitê Intersecretarial de indicadores – duas no primeiro semestre e uma no fim do ano para realização de balanço das atividades.

10 – Acompanhamento do número de acessos do site por meio de relatórios mensais detalhados.

11 – Participação de técnico do ObservaSampa no curso de Pensamento Urbano Estratégico oferecido Centro Iberoamericano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, realizado ao longo de seis meses.

Última Atualização: 20/12/2021 11:17:06

17ª reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo.

Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo.

17ª reunião ordinária em 10 de dezembro de 2021

Estavam presentes de forma virtual, via plataforma Teams, os representantes das seguintes de 17 órgãos municipais, a saber: SGM, SF, SMPED, SMSUB, SMC, SEHAB, SME, SMIT, SMJ, SMS, SMSU, SMDET, SVMA, CGM, PGM, SMRI, e SMUL que coordena os trabalhos. Ausentes: Prodam, SMADS, SMDHC, SEME, SMT, SIURB e Casa Civil.

A coordenadora do comitê, Marilia Roggero (SMUL/ GEOINFO) iniciou os trabalhos com a apresentação da equipe do Observa e relatou os principais projetos elaborados durante o ano e aqueles que terão continuidade em 2022, como  a participação no GT de monitoramento do Plano de Governo Aberto (coordenado pela SMIT) e no grupo relacionado às cidades sustentáveis da ABNT.

A seguir, apresenta o balanço da inserção e da atualização dos indicadores na plataforma. Em resumo, o Observa Sampa conta hoje 562 indicadores dos quais 271 referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 94 ao Plano Plurianual (PPA). Apesar de existirem indicadores que respondem a mais de um tema ou agregação, o número é expressivo e tende a aumentar com a inserção de nova leva de indicadores dos ODS, assim que forem enviados pelas secretarias. Marilia enfatiza que a inserção e atualização é um trabalho constante e rotineiro e, desta forma, os totais são dinâmicos e se alterarão com a chegada de novos indicadores. Até o momento, 65% dos indicadores foram atualizados com dados de 2020, taxa essa considerada expressiva e resultante da entrada dos indicadores dos ODS. Em relação a estes, foi mostrado que dos 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 14 já apresentam dados no Observa.  

Por fim, como forma de abrir o debate, Marilia levanta a questão de que quantidade de indicadores não representa necessariamente, qualidade. E, por isso, pretende iniciar o ano com uma avaliação qualitativa dos indicadores inseridos convidando os responsáveis das secretarias no Comitê, para reuniões de apreciação e, se for possível, de qualificação dos indicadores.

Depois dessa apresentação inicial, Marilia abre a palavra aos comentários dos participantes.

Inicialmente os novos membros colocaram questões de esclarecimentos quanto à plataforma e quanto ao seu funcionamento.

Henrique Pougy (SGM) pergunta a quantidade de indicadores atualizados, independentemente dos ODS e como é o procedimento de atualização, se os dados são digitados ou se há dados internalizados, extraídos automaticamente de outros bancos de dados.

Marilia explica que os dados são enviados para SMUL pelas Secretarias em planilhas (excel) e depois inseridos manualmente na plataforma pela equipe do Observa. No entanto, está em estudo a interação com outras bases, uma vez que já é praticada pelo Geosampa. O representante de SMS, Breno Aguiar, reforça a possibilidade da prática de extrações diretas de dados entre os órgãos da prefeitura.

Juliana del Poente (SMPED) pergunta sobre a disponibilização dos dados do Plano de Metas via Observa ou se haverá apenas um extrato deles, como aconteceu no plano de metas anterior. Em resposta Marilia esclarece que não houve ainda tratativas a este respeito e segundo Sandro Palanca da SF, há sim a intenção de que o Observa seja a plataforma.

Breno Aguiar pergunta se o Observa foi feito pela Prodam e se usa código aberto. A resposta é afirmativa quanto ao desenvolvimento por parte da Prodam em software livre e código aberto.

Vitor Vaneti da equipe do Observa coloca o foco na necessidade de construção de bons indicadores. Visto que há uma mística pela quantidade quando, de fato, o que importa é a qualidade do dado. Neste sentido, Marilia Roggero enfatiza a próxima etapa, em 2022, a ser desencadeada junto aos representantes do Comitê, para uma avaliação conjunta. Neste sentido, o representante da SF lembra que os indicadores do PPA são parte de uma lei, que não podem ser alterados a não ser com uma boa justificativa e em caráter excepcional.

Após breve apresentação dos novos membros do Comite, Marilia conclui a terceira reunião do Comitê Intersecretarial do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo, e eu Rossella Rossetto, integrante do Observa Sampa, redijo essa ata, a partir de anotações e da gravação feita pela plataforma Teams.


Última Atualização: 13/12/2021 10:59:30

Missão Virtual - La Paz - Projeto Mercocidades
La misión virtual del municipio de La Paz contará con dos sesiones de 2 horas cada una, en la que presentará las iniciativas y políticas implementadas en el marco del Plan Municipal La Paz “Ciudad en movimiento” conformada por 6 ejes, 17 subejes y 36 programas, que busca fortalecer la institución y hacer partícipe al ciudadano en la toma de decisiones. Por otro lado, los ejes del Plan Municipal están alineados a la Agenda ODS plasmados en un mapa estratégico. En esta misión se dará cobertura al territorio, género y población vulnerable.

Acompanhe pelo YouTube: clique aqui!

Última Atualização: 09/11/2021 09:47:02

Missão Virtual - São Paulo - Projeto Mercocidades
A missão virtual de São Paulo será dividida em dois dias, com duração de 2 horas cada. No primeiro dia, a apresentação irá focar no compartilhamento da experiência com a Comissão Municipal ODS, trazendo as perspectivas da Agenda Municipal 2030 e do Plano de Ação para implementação da agenda em 2021-2024. Para finalizar, no segundo dia, o debate será em torno das plataformas de monitoramento da cidade e formas de comunicação e engajamento da sociedade civil. 

Última Atualização: 26/10/2021 10:25:20

Missão Virtual - Buenos Aires - Projeto Mercocidades
La misión virtual de la Ciudad de Buenos Aires tendrá dos sesiones de 2 hs cada una, en las que se presentará, por un lado, un conjunto de iniciativas destacadas de la agenda para la igualdad de género y su vinculación con la desagregación de datos, y por otro, el modelo de gestión basado en datos, el seguimiento de la agenda de ODS y Compromisos de Gobierno, los cuales guían el trabajo de todo el equipo del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.

Última Atualização: 05/10/2021 16:49:42

Missão Virtual - Niterói - Projeto Mercocidades

Acompanhem no YouTube as missões virtuais do projeto " “Redução de Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas" inserido na rede Mercocidades. Coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais, o projeto visa discutir a elaboração de indicadores de raça/gênero e desagregação territorial dos indicadores que monitoram as políticas públicas municipais. Participam dessa iniciativa as cidades de Buenos Aires, La Paz, Niterói e São Paulo.



Última Atualização: 05/10/2021 16:43:38

16ª Reunião do comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

16ª reunião ordinária em 09 de setembro 2021

Representantes Presentes: Letícia Cotrim de Oliveira (SF); Juliana Westmann Del Poente (SMPED); Breno Souza de Aguiar e Camila da Silva Mogliani (SMS); Camila Cristina Marcos (SMSUB); Elisandra Carla da Silva (SMADS); Monica Miyuki Obara (SMC); Mariana Corrêa Barra (SMDET); Matheus de Lima (SMDHC); Welington Moura e (SME); Cristina Gomes Baltazar e Vânia Cristiane Flores Salinas (SEHAB); Maria Carolina Landgraf Scaramelli (SIURB); Denise Cristina Rodrigues Vieira (SMIT); Cleusa Guimarães e Regina Celia da Silveira Santana (SMJ); Everton da Costa Wagner e Diego Xavier Leite (SMT); Wagner Luiz Taques da Rocha (SMRI); Vinicius Félix da Silva e Macedo (SMSU); Marilia Araujo Roggero (SMUL); Hélia Maria Santa Bárbara Pereira (SVMA); Maria Lumena Balaben Sampaio e Alexsandro Pereira de Almeida (CGM); Bianca Cristina Lira Oliveira (PGM); Glauber Rodrigues da Silva (PRODAM).

Demais presentes: Ariane Maris Gomes Lacerda, Gabriela Chabbouh e Marina Medeiros (SGM); Lara Figueiredo, José Marcos Pereira de Araujo e Luciana Chakarian (SMUL); André Machado Sanches (SME); Giulia Godinho Gomes Ribeiro (SEHAB); Lucas Benicio Lima (SMIT)

Pauta

·         Nova portaria

·         O andamento das atualizações dos indicadores;

·         Indicadores da Agenda2030 municipal

Ordem do dia: A Coordenadora do Comitê Marilia Araujo Roggero iniciou a reunião à 14h35. Chamou uma breve rodada de apresentação dos presentes, após deu ciência a todos da nova portaria de designação dos representantes do Comitê Inter secretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo, publicada no Diário Oficial do Município, do dia 03 de setembro de 2021, pg. 3 - Portaria SGM 295, de 2 de setembro de 2021. Na sequência iniciou a apresentação com um breve histórico do Comitê e informações sobre os períodos de atualização dos indicadores que acontecem sempre em maio e novembro de cada ano, informou ainda que o Geoinfo continua com os cursos de formação sobre o Observatório na EMASP, agora em versão virtual e que trataremos em breve do plano de trabalho do Comitê. Após, Gabriela Chabbouh de SGM tomou a palavra para apresentar o histórico da elaboração da Agenda Municipal 2030, com a criação da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) em 2020 que culminou na definição de 135 metas municipalizadas e 545 indicadores de acompanhamento. Informou que ficou definido que esses indicadores passarão a compor a plataforma do Observatório de Indicadores e que na próxima semana será enviado para cada órgão responsável um processo SEI requisitando a disponibilização e sistematização dos dados necessários para alimentação do ObservaSampa. Informou ainda que O 3º Plano de Ação em Governo Aberto contempla o compromisso de “Fortalecer o engajamento e o monitoramento da implementação da Agenda Municipal 2030”, destacando a importância da concretização desse trabalho. Durante a explanação foram disponibilizados, via chat. Links da Agenda Municipal 2030, do 3º Plano de Ação em Governo Aberto e do ObservaSampa. Na sequência foi iniciada uma rodada de perguntas e dúvidas: Alexandro Pereira de Almeida, questionou se o modelo da ficha será o mesmo do anterior. Marilia Araujo Roggero, respondeu que sim, mas com algumas pequenas alterações. Alexandro Pereira de Almeida questionou ainda se o plano de ação para implementação da Agenda 2030, também vai entrar agora no Observa? Gabriela Chabbouh respondeu que este ainda é um trabalho em andamento e que, portanto, não temos uma definição ainda. Na sequência, Gabriela Chabbouh fez a apresentação da planilha com os 545 indicadores. Cleusa Guimarães perguntou se esses indicadores têm necessariamente relação com os indicadores do Programa de Metas 2021/2024. Gabriela Chabbouh explicou que são indicadores específicos para a Agenda 2030, mas que pode sim haver alguma sobreposição, informou ainda que SMJ não tem nenhum indicador na Agenda 2030. Cristina Gomes Baltazar questionou se cada representante tem acesso ao sistema do Observa? Marilia Araujo Roggero respondeu que não. Que apenas a equipe de Geoinfo manipula o banco de dados. Everton Costa perguntou se seria possível ter acesso aos formulários anteriormente preenchidos? Marilia Araujo Roggero, respondeu que sim e em não havendo mais dúvidas encerrou a reunião às 15h30.

Ausentes: SGM SMCC, SEME.


Última Atualização: 13/09/2021 12:40:49

Dia do orgulho LGBTQIA+

Sabemos que hoje é um dia de orgulho, mas também de muita luta para a população LGBTQIA+, por isso damos destaque para o estudo "Violência LGBTQIA+ no Brasil", elaborado pela FGV-SP em 2020 e que traz dados e indicadores relevantes a respeito desse tipo de violência no país

Para acessar o estudo na integra, clique aqui!

Última Atualização: 28/06/2021 16:42:30

Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias - SEPEP
Secretaria de Governo Municipal - SGM
Viaduto do Chá, 15 - 11º andar - Centro - 01002-020
http://planejamento.prefeitura.sp.gov.br

observasampa@prefeitura.sp.gov.br
Central de Atendimento - 156

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