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Ata da 4ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 19 de junho de 2024. 

Local: Plataforma Microsoft Teams 

 

Aos dezenove dia do mês de junho do ano 2024, às 14h30, na plataforma Microsoft Teams, reuniram-se para a 4ª Reunião Ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. 

 

Órgãos participantes: 

SME, SMRI, SMDHC, SMSU, SMUL, SMDET, SMIT, SMC, SF, SEME, SMJ, SEPEP/SGM, SEHAB, SMT, SMADS, SMS 

 
Pautas Abordadas: 

 

Marília (SEPEP) iniciou a reunião passando informações gerais. Reforçou a questão da divisão de trabalho em três grupos para facilitar a comunicação entre CAGI e as secretarias e sobre o número do processo SEI para alteração de membros do GTI. Informou que a coordenadoria está se dividindo entre as atividades do ObservaSampa e a nova atribuição com a estruturação do ciclo de avaliação de políticas públicas. 

Marília (SEPEP) mostrou o balanço das atualizações dos indicadores, que em relação à última reunião em março, houve um aumento significativo nos dados atualizados de 2023. No total, 58,2% dos indicadores estão atualizados, sendo 42,7% atualizado até 2023 e 15,5% até o último ano disponível. Este último grupo compreende informações com periodicidade diferenciada ou com defasagens, que dependem da divulgação de outros órgãos, como por exemplo, o IBGE. 

Existe a dificuldade de atualização dos indicadores que dependem do Censo Demográfico do IBGE, cujos dados ainda não foram totalmente divulgados. Dessa maneira, os dados populacionais que estamos utilizando são projeções elaboradas pela Fundação SEADE com base no Censo anterior: até 2023, variáveis anuais de população total, sexo e idade; e até 2022, variáveis anuais de população em idade escolar. 

Com relação à PRODAM, foi falado sobre questões relacionadas à atualização do sistema e a internalização da página, uma vez que a repaginação do site não foi feita com esta empresa. 

Sobre os acessos no site, Marília mostrou um gráfico com o número de usuários por mês e a média geral de usuários do site (de novembro de 2022 a maio de 2024). 

Sobre os cursos do ObservaSampa, a EMASP prefere abrir várias turmas do curso EAD assíncrono para não haver sobrecarga no Moodle. Abertura de novas turmas do curso no formato EAD assíncrono ocorrem ao longo do ano. Os cursos do ObservaSampa no formato ao vivo, que tinham sido pausados em 2023, foram retomados este ano - uma edição foi realizada em março e uma será realizada em 21/06/2024. Em relação aos cursos na modalidade presencial, houve uma edição no mês de maio e há outra prevista para novembro de 2024. Será feito também um minicurso na UMAPAZ no dia 03/07/2024 no período da tarde intitulado “Conhecendo São Paulo por meio de indicadores: Uma jornada pelo ObservaSampa”. 

Breno Souza (SMS), representando Fernanda e Iracema, disse que sabe que é necessário atualizar os dados de cobertura vacinal, mas que ainda estão conversando com a área responsável internamente. 

Wellington Moura (SME) questionou sobre os dados populacionais e Maria Gorete (SEPEP) respondeu que ainda não temos os dados populacionais detalhados por distritos do Censo 2022, pois o IBGE ainda não os divulgou. Após a publicação por parte do IBGE, aguardaremos a SEADE refazer as estimativas populacionais em nível distrito. 

Marco Antônio Costa (SMDET) perguntou se há previsão sobre a SEADE fazer a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Marília (SEPEP) respondeu que a SEADE descontinuou a PED em 2019, dizendo que haveria outra pesquisa substituta. A PED 2019 é o último dado que está disponível. 

Não havendo mais dúvidas dos membros, Marília (SEPEP) agradece a participação de todos e encerra a reunião. 

Última Atualização: 24/06/2024 10:35:57

Ata da 3ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 08 de março de 2024. 

Local: Plataforma Microsoft Teams 

 

Aos oito dias do mês de março do ano 2024, às 14h30, na plataforma Microsoft Teams, reuniram-se para a 3ª Reunião Ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. 

 
Órgãos participantes: 
 
SME, SMDHC, SMSUB, SMUL, SMSU, SMDET, SMIT, SMT, SMJ, SVMA, SEHAB, SMDHC, SMC, SMJ, SF, SEME, SEGES, SEPEP e SP-Regula. 
 
Pautas Abordadas: 

 

  1. Períodos de atualização e cronograma de reuniões: 

Marilia (SEPEP) iniciou a reunião com uma breve apresentação da equipe de CAGI, recapitulou a organização dos trabalhos conforme estabelecido na reunião anterior e dividiu as secretarias em 3 grupos para facilitar a comunicação entre os órgãos e os membros de CAGI. 
 
2.          Atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito da coordenadoria e com o ObservaSampa. 
 
Marilia (SEPEP) expressou satisfação com o progresso das atualizações dos indicadores na plataforma do ObservaSampa. Ela destacou que, a fim de facilitar os trabalhos alguns indicadores já foram atualizados com os dados de 2023, dos quais CAGI/SEPEP é agora responsável.  
Em seguida, Marília (SEPEP) apresentou um gráfico com a atualização dos indicadores, destacando que 84,3% dos indicadores estão atualizados e a plataforma possui uma média de 915 usuários por mês. Ela reforçou a importância de ampliar o público do ObservaSampa e mencionou algumas iniciativas em desenvolvimento pela coordenadoria, destacando a demanda por Dashboards; o painel temático sobre primeira infância, que foge dos eixos tradicionais dos dashboards disponíveis no site, e a publicação de notas técnicas. 
Marília (SEPEP) também informou sobre a continuidade das melhorias na plataforma e a internalização do site na PRODAM, ressaltou a importância da agenda 2030 e a publicidade dos indicadores ODS, assim como as suas revisões conforme demanda. Por fim, parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e abriu espaço para dúvidas e questionamentos. 
 
3.          Dúvidas, informes e questionamentos.   
 
Thais (SMSUB) saudou a todos e parabenizou todas as mulheres, informou algumas pendências por conta de dificuldades de agenda interna da secretaria e confirmou a manutenção de seus representantes no grupo e a necessidade de confirmar algumas informações relacionadas ao GeoInfra a fim de avaliar a possibilidade de aderi-las ao ObservaSampa. 
 
Marilia (SEPEP) agradeceu o retorno de Thais (SMSUB) e demonstrou otimismo sobre a construção de indicadores em conjunto com o GeoInfra. 
 
Maria Mariana (SVMA) perguntou se a solicitação dos dados seria feita via SEI ou por e-mail. 
 
Marilia (SEPEP) respondeu que a solicitação não é feita via SEI justificando com a sugestão, acatada, de Thiago (SMT) por uma planilha compartilhada a fim de facilitar os trabalhos, manteve aberta a possibilidade de comunicação via e-mail para sanar dúvidas e demais dificuldades com as planilhas. Comentou também a possibilidade de inserção de novos indicadores conforme demanda das secretarias. 
 
Gabriel (SMDET) perguntou sobre a expectativa de atualização com os dados de 2023 no observatório. 
 
Maria Cristina (SMIT) e Tiago Rosa (SEME) solicitaram o envio da planilha compartilhada para iniciarem os trabalhos. 
 
Marilia (SEPEP) respondeu que podemos iniciar as atualizações no mês de Março conforme a possibilidade das secretarias em enviar os dados, reconheceu as dificuldades de algumas secretarias em enviar os dados conforme os períodos de atualização definidos pelo GTI, mas incentivou os membros a iniciarem esses trabalhos garantindo auxílio e o compartilhamento das planilhas necessárias. 
 
Marilia (SEPEP) questionou Thiago (SMT) sobre a expectativa das atualizações de SMT, agora com o auxílio de Débora (SEPEP). 
 
Thiago Luiz (SMT) saudou os presentes desejando um feliz Dia das Mulheres e respondeu sobre as atualizações pendentes, principalmente a necessidade de dados de 2023 da SP Trans. Ele explicou as dificuldades encontradas e o processo em andamento para resolver essa questão. 
 
Marilia (SEPEP) reforçou a disponibilidade em conversar separadamente com cada secretaria e que todas receberão por e-mail lembrete do primeiro período de atualização e a sequência das reuniões conforme estabelecido anteriormente pelo cronograma, agradeceu a todos e encerrou a reunião. 
 

Última Atualização: 12/03/2024 17:07:12

Ata da 2ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 05 de dezembro de 2023. 

Local: Plataforma Microsoft Teams 

 

Aos cinco dias do mês de dezembro do ano 2023, às 14h30, na plataforma Microsoft Teams, reuniram-se para a 2ª Reunião Ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. 

 
 

Órgãos participantes: 

CGM, SEGES, SEHAB, SEME, SEPEP, SF, SMC, SMDHC, SME, SMIT, SMJ, SMPED, SMRI, SMS, SMSU, SMT, SMUL, SP-Regula e SVMA. 

 
 
Pautas Abordadas: 

 

  1. Balanço das Atualizações: 

 

Marilia (SEPEP) apresentou um balanço da atualização dos indicadores. Destacou que após revisão em conjunto com as secretarias, o número de indicadores na plataforma foi reduzido de 690 para 680. Desse total, 385 estão atualizados até o ano de 2022 e 95 se encontram no teto de atualização, assim, o percentual de atualização é de 70,7%.  
 

  1. Revisão dos Indicadores ODS:  
     

Fernando (SEPEP) pontuou sobre a revisão dos indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando possíveis ajustes e alinhamentos necessários, mencionou que a maioria das alterações está relacionada ao nome de cada indicador e que deve haver maior clareza no preenchimento das fichas. Para alguns indicadores foi necessária uma revisão metodológica, que implicou em alteração na série.  
Ricardo (SEPEP) agradeceu o envolvimento de todos na revisão e destacou a importância de manter contato e apontou a demanda da sociedade civil sobre indicadores de transportes. 
 

  1. Melhorias do Site: 

Marília (SEPEP) listou as melhorias que foram feitas no site , destacou a correção de alguns erros e a possibilidade de fazer download dos indicadores em CSV.  Ressaltou que este é um trabalho contínuo. 
Maria Gorete (SEPEP) apresentou, através do compartilhamento de tela, as melhorias feitas em parceria com SMIT e o TI de SEPEP. 
Marília (SEPEP) respondeu pergunta de Raíssa (SMC) sobre desagregação de indicadores e apontou o intuito de ter os dados o mais desagregado possível.  
Gabinete (COVISA) relatou problemas técnicos ao abrir novas guias no site, resultando em mensagens de erro. Constatou dificuldade na exploração de diferentes indicadores simultaneamente. 
Fernando (SEPEP) sugeriu explorar ajustes para melhorar a navegação. 
 
4.   Período de Atualização e Cronograma de Reuniões - 2024: 

Marilia (SEPEP) propôs discutir o cronograma de atualizações para o próximo ano (2024) e estabelecer um calendário de reuniões para garantir uma comunicação eficiente. Foi proposta a organização dos trabalhos com dois períodos de atualização por semestre: março e maio no primeiro semestre; agosto e novembro no segundo semestre. A maioria dos presentes manifestou estar de acordo com os novos períodos de atualização. 

Foi proposto um cronograma de reuniões para 2024, inicialmente com cinco períodos (fevereiro, abril, junho, setembro e dezembro), destacou-se que o grupo pode ter mais reuniões ao longo do ano caso haja necessidade. A primeira reunião ficou previamente marcada para o dia 29 de fevereiro. 

 
 

  1. Dashboards:  

Marília (SEPEP) apresentou o novo painel que foi inserido no site (recortes raciais) no mês da consciência negra. Destacou a possibilidade de inserção de novos painéis temáticos feitos em conjunto com as secretarias ou revisão dos existentes. 

  1. Cursos do ObservaSampa: 

 

Marília (SEPEP) informou o grupo sobre a retomada dos cursos do ObservaSampa, tanto no formato EAD como presencialmente. 
 
A reunião foi encerrada, destacando a importância da colaboração para o aprimoramento contínuo dos indicadores e do sistema.  

Última Atualização: 06/12/2023 16:24:23

ObservaSampa lança novo painel com o recorte racial sobre a situação da população negra

O Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo (ObservaSampa) lança, no mês da Consciência Negra, um novo painel com um recorte racial de dados sobre a situação da população negra na cidade.  


O painel traz informações sobre o percentual de população negra no município, a diferença de rendimento da desta população em relação a população não negra, o percentual de crimes violentos fatais com vítimas negras, a distribuição da raça/cor dos alunos da rede municipal, e o percentual de servidores negros, entre outras.  


É possível acessar o painel a partir da aba Painéis, clicando no tema Recortes Raciais.  

Última Atualização: 16/11/2023 15:40:35

Ata da 1ª Reunião ordinária do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Data da Reunião: 12 de setembro de 2023. 

Local: Edifício Matarazzo 

 

Órgãos participantes:  

CGM, SEGES, SEHAB, SEPEP, SF, SIURB, SMADS, SMC, SMDET, SMDHC, SME, SMIT, SMJ, SMPED, SMRI, SMS, SMSU, SMT, SMUL, SP-Regula, SPTuris. 

 

Pauta da reunião 

  

1. Apresentação da Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação e do ObservaSampa - Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo;  

2.   Proposta do Plano de Trabalho do GTI – Indicadores:  

  Atualização dos dados dos indicadores;  

Revisão dos indicadores;  

Definições de cronogramas.  

3.  Esclarecimentos e outros pontos de interesse geral. 

 

Marília (SEPEP) iniciou agradecendo a oportunidade de retomar as reuniões do Grupo Técnico Intersecretarial de Indicadores (GTI-Indicadores). Apresentou a linha do tempo, desde a criação do ObservaSampa até a situação atual na Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação (CAGI).  Falou sobre as atribuições do GTI-Indicadores e de CAGI. 

Gorete (SEPEP) apresentou a plataforma e suas funcionalidades a fim de introduzi-la aos que ainda não tinham familiaridade com a mesma. Destacou os painéis em Power BI como uma novidade em relação ao antigo site do ObservaSampa.  

Marília (SEPEP) destacou que apesar da melhoria na navegação e visualização dos indicadores em relação ao antigo site, não há mais a possibilidade de baixar um indicador específico, porém resgatar essa função é uma melhoria prevista. 

Lara (SMUL) questionou sobre a carga dos dados no sistema e a revisão dos indicadores. 
Marília (SEPEP) respondeu que as mudanças no site se restringiram ao front-end e ainda há a necessidade de trabalho “braçal” para organizar e subir tabelas no sistema. A auditoria, antes feita na SMUL, foi retomada em CAGI e constatou-se a necessidade de atualização e revisão principalmente de indicadores ODS. Ressaltou a importância em aumentar a média de acessos ao site do observatório e da diversificação do público para além de pesquisadores e do TCM.  

Marília (SEPEP) falou sobre a importância dos indicadores no ciclo das políticas públicas destacando que os desafios hoje são manter a plataforma atualizada e apresentar indicadores sensíveis que realmente possibilitem monitorar e avaliar as políticas públicas e desenvolver estudos e avaliações em conjunto com as secretarias. Propôs a organização de fluxo de trabalho com reuniões setoriais a fim de completar as atualizações até o período de 2022 ainda neste ano. 

Angélica (SMSU) comentou sobre a possibilidade de utilização do SMAE para monitoramento de indicadores. Marília (SEPEP) respondeu que a partir de uma melhoria na forma de introduzir os dados, a utilização poderia ser avaliada. 

Thiago (SETRAM) comparou a dinâmica do fluxo no SMAE com a do ObservaSampa. Ressaltou a importância de garantir dados atualizados, íntegros e centralizados, deu exemplos de necessidades dentro das secretarias. 

Fernando (SEPEP), falou sobre a revisão dos indicadores da Agenda 2030, mencionou que na auditoria feita por CAGI verificou-se, por exemplo, que indicadores que não têm atualizaçãomuitos anos ou que só tem a informação para um ano. Realçou a particularidade do ObservaSampa em relação a outros instrumentos de dados da cidade de São Paulo pela possibilidade de discutir os indicadores em sua série histórica, além de poder visualizá-los em dashboards em função do período, organizando-os por subprefeituras etc. Enfatizou que a visão macro temporal pode nos ajudar a mensurar os efeitos e resultados das políticas a avaliar. Propôs que a revisão considere os objetivos de cada indicador. 

Ricardo (SEPEP) fez uma introdução sobre a Agenda 2030, falou sobre o trabalho da comissão ODS em aproximar os objetivos da agenda internacional com a realidade municipal e reforçou a importância da auditoria mencionada por Fernando (SEPEP) a fim de verificar a consistência dos indicadores e se eles realmente retratam a realidade de São Paulo garantindo também que o cidadão possa visualizar se os objetivos são alcançados ou não. 

Marília (SEPEP) complementou dizendo que, apesar da comissão ODS já ter como atribuição revisar indicadores da agenda 2030, há uma dificuldade em monitorá-los devido à grande quantidade. Salientou então a importância de verificar os indicadores que fazem sentido monitorar ou não. Informou aos participantes que seria enviado um formulário para preenchimento, com o objetivo de facilitar o fluxo e a organização dos trabalhos do GTI. 

Wellington (SME) levantou uma questão a respeito da dificuldade enfrentada na interpretação da Lei 14.173, contextualizou com a realidade de SME, e sugeriu que o grupo convide auditores do TCM para que acompanhem a discussão. Criticou a Lei ser vaga e permitir cobrança dos órgãos sobre informações que já são publicadas na plataforma do observatório. Perguntou sobre atualização dos dados de 2022. Marília (SEPEP) mencionou a estimativa da SEADE e a necessidade de aguardar o Censo. Disse que a revisão da legislação é uma questão antiga e os pontos específicos e vagos geram um imbróglio, sugeriu retomar as propostas de revisão da Lei 14.173. 

Clayton (SMUL) levantou uma questão sobre a qualidade dos indicadores e sobre a metodologia para tornar os indicadores auditáveis. Fernando (SEPEP) respondeu que ainda não há exatamente uma metodologia e que a auditoria dos indicadores foi um trabalho em equipe, mas manteve aberta a discussão. 

Viviane (SMADS) ressaltou a importância de se ter indicadores passíveis de discussão com a sociedade civil. Ricardo (SEPEP) mencionou a importância do desenvolvimento de metodologia em auditoria e sobre ajustar os indicadores para que a sociedade civil consiga acompanhar se as metas da agenda estão avançando ou não. 

Angélica (SMSU), Lara (SMUL) e Marília (SEPEP) pontuaram a questão da demanda com formulários e envio de dados para diversas secretarias, o que gera retrabalho e dados que muitas vezes aparecem de formas divergentes em diversos canais da Prefeitura de São Paulo. 

Marília (SEPEP) agradeceu a todos e encerrou a reunião. 

Última Atualização: 21/09/2023 16:44:12

Prefeitura de São Paulo lança Painel de Monitoramento da Agenda Municipal 2030

Avança a implementação da Agenda 2030 no território, Prefeitura tem mais de 500 ações iniciadas

No âmbito da Agenda Municipal 2030, publicada em 2021, e do Plano de Ação para sua implementação, publicado no início de 2022, a Prefeitura de São Paulo lança o primeiro Relatório de Monitoramento da Implementação da pactuação, disponíveis em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/planejamento/. O monitoramento tem por objetivo compartilhar o panorama da evolução dos indicadores da Agenda Municipal 2030, e também da situação das ações planejadas pelo Plano de Ação. Como objetivo, destaca-se o compromisso com uma tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa, representativa e transparente em todos os níveis (Meta Municipal 16.7 da Agenda Municipal 2030).

Em paralelo à publicação do relatório, tendo em vista a dimensão de informações, a Prefeitura disponibiliza também um Painel de Monitoramento da Implementação da Agenda Municipal 2030 em São Paulo. O Painel viabiliza o acompanhamento da implementação de forma dinâmica, ao disponibilizar dados das ações do Plano de Ação (2021-2024) e o conjunto de indicadores priorizados, contemplados na Agenda Municipal 2030.

A Agenda Municipal 2030 fortalece a vinculação aos instrumentos de planejamento e dos processos de monitoramento (Meta Municipal 17.14), promovendo a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável. O próprio ciclo de monitoramento foi conduzido de maneira integrada, destacando a atuação da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), responsável pelo monitoramento do Programa de Metas da cidade, e da Rede de Planejamento da Prefeitura. Contar com a atuação de todos os órgãos da Prefeitura de maneira integrada com os demais instrumentos de planejamento municipal fortalece o compromisso de implementação e é imprescindível para alcançar as metas municipais até o ano de 2030.

Já no primeiro ano de vigência do Plano de Ação, a Prefeitura de São Paulo avançou com a implementação de mais de 500 ações - que representam 82% do total do conjunto de ações do Plano. É interessante analisar a distribuição das ações entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Esses dados, assim como seu detalhamento e, podem ser consultados no Painel e no Relatório.

A Agenda Municipal 2030 apresenta um conjunto de 545 indicadores, publicizados no Observasampa, plataforma oficial de apresentação sobre indicadores da cidade. Para visualizar os indicadores disponíveis, basta entrar na plataforma, seguir em ‘Indicadores’ e selecionar o tema ‘ODS São Paulo’. Deste conjunto, 172 indicadores foram priorizados, por serem sensíveis à atuação governamental no território ao longo do intervalo de uma gestão – a qual corresponde ao período de vigência do Plano de Ação. A priorização foi feita durante o processo de construção do Plano de Ação e também foi protagonizada pelas Câmaras Temáticas. Atualmente, 362 indicadores da Agebda 2030 estão disponíveis no ObservaSampa, dentre o total de 680 indicadores da plataforma, representando 53%.

É uma grande conquista para a cidade de São Paulo progredir não só com o comprometimento em torno do Agenda 2030, como também ao evoluir no monitoramento dos resultados obtidos e nas estratégias de desenvolvimento sustentável no município. O conteúdo dos documentos publicados foi apresentado e apreciado em plenário da Comissão Municipal ODS, assim como seu processo de elaboração vêm sendo avaliado, a fim de manter o programa participativo, representativo e transparente em todos os níveis, por meio do fomento de espaços de participação.

Última Atualização: 11/05/2023 15:01:53

ObservaSampa é reestruturado e passa a oferecer novas ferramentas para conhecer São Paulo

O ObservaSampa está de cara nova e com novas ferramentas. O novo portal online do ObservaSampa reúne os principais dados e indicadores da cidade de São Paulo e possibilita ao munícipe e outros interessados conhecer a realidade municipal e os resultados das políticas públicas de forma interativa e com transparência.  

A principal novidade do novo portal são os Painéis de indicadores, que oferecem visualizações de dados interativas. Nesse primeiro momento, os painéis sintetizam informações sobre oito temas: Educação, Moradia, Saúde, População, Meio Ambiente, Economia, Trabalho e Renda, Turismo e Assistência Social.  

Desenvolvida com tecnologias livres e em código aberto pela Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP) da Secretaria de Governo Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), a nova interface do portal do ObservaSampa também permite ao usuário explorar de forma mais ágil e fácil os 679 indicadores da cidade de São Paulo disponibilizados atualmente pelo Observatório 

O projeto de reestruturação do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo não se esgota por aqui. Por meio de uma parceira recém-estabelecida com a Fundação SEADE, do Governo do Estado de São Paulo, a equipe de SEPEP irá disponibilizar em breve novos painéis e análises de dados sobre a cidade baseados em evidências extraídas direto da fonte, com atualização automática.  

O ObservaSampa teve suas origens como uma iniciativa de Governo Aberto da Cidade de São Paulo, em 2014. Nesses oito anos de existência, já passou pela antiga Secretaria de Gestão e também pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, sendo transferido para SEPEP, via decreto no 6.1036, em fevereiro de 2022. Desde então, a equipe da Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação (CAGI) de SEPEP tem trabalhado na manutenção e reformulação da plataforma e de suas funcionalidadesO projeto é desenvolvido por servidores da Prefeitura, em um processo de criação de capacidades estatais que tem por objetivo consolidar uma equipe de excelência em ciência de dados e análise de políticas públicas baseada em evidências, garantindo ao cidadão o acesso e facilitando sua compreensão sobre os dados e indicadores da cidade de São Paulo.  

 

Última Atualização: 03/11/2022 17:05:18

ObservaSampa é certificado pela ONU-Habitat como membro da rede global de observatório urbano

O Observatório da cidade de São Paulo, ObservaSampa, recebeu em 26 de abril de 2022 o certificado do ONU-Habitat como reconhecimento do esforço da prefeitura de São Paulo em monitorar as políticas públicas municipais.

Trata-se de um incentivo para todas as secretarias envolvidas e também para a equipe do ObservaSampa que coordena os trabalhos, sempre em parceria com os servidores dessas secretarias, no sentido de melhorar o acesso à informação e à transparência dos dados e indicadores municipais, bem como o monitoramento das políticas públicas municipais.




Última Atualização: 28/04/2022 10:45:29

No mês da mulher confira os indicadores relativos a gênero e à temática feminina no ObservaSampa

No mês da mulher há muito para se comemorar, mas também é momento de apontar quantas conquistas ainda faltam. Nesse aspecto, os indicadores podem revelar as desigualdades que ainda persistem. 

Confira a seguir os indicadores disponíveis no ObservaSampa relativos a essa temática:

[ODS.03.01.01] Razão de óbitos de mulheres residentes por causas e condições consideradas de morte materna (por 100.000 nascidos vivos)

[ODS.05.01.01] Iniciativas de promoção da inclusão e combate a discriminação contra mulheres reconhecidas pela Prefeitura de São Paulo

[ODS.05.02.01] Número de atendimentos pelos equipamentos de mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

[ODS.05.02.02] Número de atendimentos realizados pela Casa da Mulher Brasileira

[ODS.05.02.03] Número de acolhimentos sigilosos e provisórios para mulheres em situação de violência e para mulheres em situação de rua

[ODS.05.02.04] Meninas em acolhimento por motivo de abandono, negligência e/ou maus tratos

[ODS.05.02.06] Mulheres vítimas de violência atendidas pelo Programa Tem Saída

[ODS.05.02.07] Número de casos notificados de violência contra mulheres e meninas

[ODS.05.02.08] Denúncias de assédio sexual em ônibus públicos municipais

[ODS.05.04.02] Horas semanais dedicadas ao trabalho doméstico não remunerado por mulheres

[ODS.05.05.01] Diferença percentual entre o rendimento do trabalho entre mulheres e homens (%)

[ODS.05.05.02] Servidoras públicas ativas mulheres (%)

[ODS.05.05.04] Percentual de Servidoras municipais ativas pretas (%)

[ODS.05.05.05] Percentual de Servidoras municipais ativas pardas (%)

[ODS.05.05.06] Percentual de Servidoras municipais ativas indígenas (%)

[ODS.05.05.07] Percentual de Servidoras municipais ativas amarelas (%)

[ODS.05.05.08] Percentual de Servidoras municipais ativas brancas (%)

[ODS.05.05.09] Percentual de Servidoras municipais ativas com deficiência (%)

[ODS.05.05.10] Percentual de Mulheres no comando das secretarias municipais (Secretárias Titulares) (%)

[ODS.05.05.11] Percentual de Mulheres em cargos gerenciais no governo do município (%)

[ODS.05.06.01] Percentual de nascidos vivos de mulheres adolescentes negras (%)

[ODS.05.06.02] Número de usuários acompanhados no processo de transexualização

[ODS.05.0a.03] Termos de Permissão de Uso emitidos em nome da mulher da família (%)

[ODS.05.0a.04] Número de termos de Permissão de Uso (TPU) emitidos em nome da mulher da família

[ODS.05.0b.01] Percentual de pessoas do sexo feminino que se cadastraram no site oficial da rede FAB LAB LIVRE SP (%)

[ODS.05.0b.02] Percentual de pessoas do sexo feminino que inscreveram projetos no site oficial da rede FAB LAB LIVRE SP (%)

[ODS.05.0b.04] Percentual de mulheres trabalhando com Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura (%)

[ODS.05.0c.01] Percentual do orçamento municipal destinado a ações de promoção da igualdade de gênero (%)

[ODS.08.08.02] Número de notificações de acidentes de trabalho de mulheres no município

[ODS.08.08.05] Número de Notificações de doenças relacionadas ao trabalho* de mulheres no município

[ODS.16.07.05] Percentual de Mulheres negras em cargos gerenciais no governo do município (%)

[ODS.16.0a.03] Número de Mulheres atendidas pela Ronda Guardiã Maria da Penha

Número de mulheres acolhidas/atendidas nos CCMs e encaminhadas aos serviços especializados da rede de enfrentamento à violência

População total - mulheres

Razão de exames citopatológicos do colo do útero - Papanicolau em mulheres de 25 a 64 anos e a população da mesma faixa etária

Razão de exames de mamografia realizados em mulheres de 50 a 69 anos (por 100 habitantes da mesma faixa etária)

Taxa de mortalidade de mulheres vítimas de agressão (por 100 mil mulheres)

Última Atualização: 10/03/2022 17:10:48

Reunião Conjunta GTI-SIG e Comitê intersecretarial de Indicadores
Aconteceu no dia 27 de janeiro de 2022, a reunião integrada entre o Comitê Intersecretarial de Indicadores e o GT SIG e com a participação de cerca de 70 técnicos. O professor Alex Abiko da Escola Politécnica da USP e coordenador da ABNT CEE 268 apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos sobre cidades e comunidades sustentáveis, além de outras relativas às cidades inteligentes e cidades resilientes. As normas brasileiras que derivam desse trabalho são espelho de normas internacionais discutidas por 70 países no ISO TC 268. Em suas palavras “os trabalhos brasileiros harmonizam as normas ISO e as adaptam à realidade brasileira”. Com o objetivo de internalizar e adaptar as normas ISO para a realidade brasileira a Comissão de Estudo Especial brasileira agrega representantes do poder público como Ministério de Desenvolvimento Regional, Governo do Estado de São Paulo e várias prefeituras do Estado. Estão presentes diversas universidades públicas e privadas e ainda representantes de empresas de consultorias. Salientou o professor que as normas técnicas são de uso voluntario, porém enfatizou a importância da adoção por parte do setor público para medir desempenho de programas e políticas, por meio de procedimentos padrão e de indicadores que sejam comparáveis com outras realidades. A importância não está na quantidade, mas na qualidade dos indicadores salientou Harmi Takyia do TCM e Marilia Roggero, coordenadora do ObservaSampa. Os indicadores do ObservaSampa tornaram-se objeto de estudo de equipe da Poli ligado à Comissão da ABNT. O objetivo é verificar a aderência às normas técnicas e fazer sugestões de melhorias nos indicadores.

Última Atualização: 28/01/2022 13:36:18

Relatório Anual de Atividades - ObservaSampa (2021)

O Observatório de indicadores da cidade de São Paulo durante o ano de 2021 teve sua consolidação como a plataforma de monitoramento de grandes programas e agendas municipais da cidade de São Paulo. Dando continuidade ao trabalho de manutenção e atualização de seus indicadores, a equipe do ObservaSampa participou ativamente de diversas atividades intersecretariais durante o ano de 2021. Todas essas atividades estão relatadas nos tópicos a seguir:

1 – Manutenção da plataforma junto à Prodam e atualização dos indicadores.

2 – Continuidade das edições do curso sobre indicadores e utilização da plataforma do ObservaSampa. Foram três edições do curso na EMASP com duração de 4 horas. Todo conteúdo do curso foi adaptado para o modelo on-line. Nesse ano o ObservaSampa foi inserido no curso de ingressos da PMSP, trata-se de um curso gravado e enviado para novos servidores municipais.

3 – Participação da equipe ObservaSampa junto com a equipe dos informes urbanos e parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Secretaria Municipal de Assitência Social (SMADS) resultando na publicação do informe urbano sobre a inserção dos imigrantes do cadastro único, traçando um perfil dos cadastrados e beneficiários. O lançamento desse informe foi feito via live, com a participação da equipe de Geoinfo (SMUL), SMDHC e SMADS.

4 – Participação da equipe do ObservaSampa no Programa Plurianual (2022 – 2025)  junto com a equipe da Secretaria do Governo Municipal no auxílio para a elaboração e escolha dos indicadores de monitoramento. Participação nas reuniões com os pontos focais de todas as secretarias municipais.

5 – Participação da equipe do ObservaSampa no projeto de cooperação sul-sul - Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas. O projeto focou a construção de indicadores que levassem em conta a perspectiva territorial, gênero e raça/etnia e a importância dessa desagregação para as políticas públicas locais.  As oficinas, bem como os outros momentos de reunião virtual, permitiram o compartilhamento de conceitos, metodologia e experiências sobre a construção de indicadores. 

6 – Atualizações dos indicadores realizada em duas etapas – a primeira em maio e a segunda em novembro. Esses dois períodos de atualização foram acertados junto com o Comitê.

7 – Inserção dos Indicadores do ODS na plataforma do ObservaSampa e auxílio na organização dos dados a serem enviados por todas as secretarias municipais, parceria de trabalho com a Secretaria do Governo Municipal, responsável pela coordenação da Agenda 2030. O Balanço das inserções e atualizações dos Indicadores ODS, podem ser verificados no conteúdo de estudos deste site.

8 – Realização de reuniões setoriais com todas as secretarias sempre visando à revisão e atualização dos indicadores que se encontram publicados na plataforma.

9 - Realização de reuniões do Comitê Intersecretarial de indicadores – duas no primeiro semestre e uma no fim do ano para realização de balanço das atividades.

10 – Acompanhamento do número de acessos do site por meio de relatórios mensais detalhados.

11 – Participação de técnico do ObservaSampa no curso de Pensamento Urbano Estratégico oferecido Centro Iberoamericano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, realizado ao longo de seis meses.

Última Atualização: 20/12/2021 11:17:06

17ª reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo.

Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo.

17ª reunião ordinária em 10 de dezembro de 2021

Estavam presentes de forma virtual, via plataforma Teams, os representantes das seguintes de 17 órgãos municipais, a saber: SGM, SF, SMPED, SMSUB, SMC, SEHAB, SME, SMIT, SMJ, SMS, SMSU, SMDET, SVMA, CGM, PGM, SMRI, e SMUL que coordena os trabalhos. Ausentes: Prodam, SMADS, SMDHC, SEME, SMT, SIURB e Casa Civil.

A coordenadora do comitê, Marilia Roggero (SMUL/ GEOINFO) iniciou os trabalhos com a apresentação da equipe do Observa e relatou os principais projetos elaborados durante o ano e aqueles que terão continuidade em 2022, como  a participação no GT de monitoramento do Plano de Governo Aberto (coordenado pela SMIT) e no grupo relacionado às cidades sustentáveis da ABNT.

A seguir, apresenta o balanço da inserção e da atualização dos indicadores na plataforma. Em resumo, o Observa Sampa conta hoje 562 indicadores dos quais 271 referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 94 ao Plano Plurianual (PPA). Apesar de existirem indicadores que respondem a mais de um tema ou agregação, o número é expressivo e tende a aumentar com a inserção de nova leva de indicadores dos ODS, assim que forem enviados pelas secretarias. Marilia enfatiza que a inserção e atualização é um trabalho constante e rotineiro e, desta forma, os totais são dinâmicos e se alterarão com a chegada de novos indicadores. Até o momento, 65% dos indicadores foram atualizados com dados de 2020, taxa essa considerada expressiva e resultante da entrada dos indicadores dos ODS. Em relação a estes, foi mostrado que dos 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 14 já apresentam dados no Observa.  

Por fim, como forma de abrir o debate, Marilia levanta a questão de que quantidade de indicadores não representa necessariamente, qualidade. E, por isso, pretende iniciar o ano com uma avaliação qualitativa dos indicadores inseridos convidando os responsáveis das secretarias no Comitê, para reuniões de apreciação e, se for possível, de qualificação dos indicadores.

Depois dessa apresentação inicial, Marilia abre a palavra aos comentários dos participantes.

Inicialmente os novos membros colocaram questões de esclarecimentos quanto à plataforma e quanto ao seu funcionamento.

Henrique Pougy (SGM) pergunta a quantidade de indicadores atualizados, independentemente dos ODS e como é o procedimento de atualização, se os dados são digitados ou se há dados internalizados, extraídos automaticamente de outros bancos de dados.

Marilia explica que os dados são enviados para SMUL pelas Secretarias em planilhas (excel) e depois inseridos manualmente na plataforma pela equipe do Observa. No entanto, está em estudo a interação com outras bases, uma vez que já é praticada pelo Geosampa. O representante de SMS, Breno Aguiar, reforça a possibilidade da prática de extrações diretas de dados entre os órgãos da prefeitura.

Juliana del Poente (SMPED) pergunta sobre a disponibilização dos dados do Plano de Metas via Observa ou se haverá apenas um extrato deles, como aconteceu no plano de metas anterior. Em resposta Marilia esclarece que não houve ainda tratativas a este respeito e segundo Sandro Palanca da SF, há sim a intenção de que o Observa seja a plataforma.

Breno Aguiar pergunta se o Observa foi feito pela Prodam e se usa código aberto. A resposta é afirmativa quanto ao desenvolvimento por parte da Prodam em software livre e código aberto.

Vitor Vaneti da equipe do Observa coloca o foco na necessidade de construção de bons indicadores. Visto que há uma mística pela quantidade quando, de fato, o que importa é a qualidade do dado. Neste sentido, Marilia Roggero enfatiza a próxima etapa, em 2022, a ser desencadeada junto aos representantes do Comitê, para uma avaliação conjunta. Neste sentido, o representante da SF lembra que os indicadores do PPA são parte de uma lei, que não podem ser alterados a não ser com uma boa justificativa e em caráter excepcional.

Após breve apresentação dos novos membros do Comite, Marilia conclui a terceira reunião do Comitê Intersecretarial do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo, e eu Rossella Rossetto, integrante do Observa Sampa, redijo essa ata, a partir de anotações e da gravação feita pela plataforma Teams.


Última Atualização: 13/12/2021 10:59:30

Missão Virtual - La Paz - Projeto Mercocidades
La misión virtual del municipio de La Paz contará con dos sesiones de 2 horas cada una, en la que presentará las iniciativas y políticas implementadas en el marco del Plan Municipal La Paz “Ciudad en movimiento” conformada por 6 ejes, 17 subejes y 36 programas, que busca fortalecer la institución y hacer partícipe al ciudadano en la toma de decisiones. Por otro lado, los ejes del Plan Municipal están alineados a la Agenda ODS plasmados en un mapa estratégico. En esta misión se dará cobertura al territorio, género y población vulnerable.

Acompanhe pelo YouTube: clique aqui!

Última Atualização: 09/11/2021 09:47:02

Missão Virtual - São Paulo - Projeto Mercocidades
A missão virtual de São Paulo será dividida em dois dias, com duração de 2 horas cada. No primeiro dia, a apresentação irá focar no compartilhamento da experiência com a Comissão Municipal ODS, trazendo as perspectivas da Agenda Municipal 2030 e do Plano de Ação para implementação da agenda em 2021-2024. Para finalizar, no segundo dia, o debate será em torno das plataformas de monitoramento da cidade e formas de comunicação e engajamento da sociedade civil. 

Última Atualização: 26/10/2021 10:25:20

Missão Virtual - Buenos Aires - Projeto Mercocidades
La misión virtual de la Ciudad de Buenos Aires tendrá dos sesiones de 2 hs cada una, en las que se presentará, por un lado, un conjunto de iniciativas destacadas de la agenda para la igualdad de género y su vinculación con la desagregación de datos, y por otro, el modelo de gestión basado en datos, el seguimiento de la agenda de ODS y Compromisos de Gobierno, los cuales guían el trabajo de todo el equipo del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.

Última Atualização: 05/10/2021 16:49:42

Missão Virtual - Niterói - Projeto Mercocidades

Acompanhem no YouTube as missões virtuais do projeto " “Redução de Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas" inserido na rede Mercocidades. Coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais, o projeto visa discutir a elaboração de indicadores de raça/gênero e desagregação territorial dos indicadores que monitoram as políticas públicas municipais. Participam dessa iniciativa as cidades de Buenos Aires, La Paz, Niterói e São Paulo.



Última Atualização: 05/10/2021 16:43:38

16ª Reunião do comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo

16ª reunião ordinária em 09 de setembro 2021

Representantes Presentes: Letícia Cotrim de Oliveira (SF); Juliana Westmann Del Poente (SMPED); Breno Souza de Aguiar e Camila da Silva Mogliani (SMS); Camila Cristina Marcos (SMSUB); Elisandra Carla da Silva (SMADS); Monica Miyuki Obara (SMC); Mariana Corrêa Barra (SMDET); Matheus de Lima (SMDHC); Welington Moura e (SME); Cristina Gomes Baltazar e Vânia Cristiane Flores Salinas (SEHAB); Maria Carolina Landgraf Scaramelli (SIURB); Denise Cristina Rodrigues Vieira (SMIT); Cleusa Guimarães e Regina Celia da Silveira Santana (SMJ); Everton da Costa Wagner e Diego Xavier Leite (SMT); Wagner Luiz Taques da Rocha (SMRI); Vinicius Félix da Silva e Macedo (SMSU); Marilia Araujo Roggero (SMUL); Hélia Maria Santa Bárbara Pereira (SVMA); Maria Lumena Balaben Sampaio e Alexsandro Pereira de Almeida (CGM); Bianca Cristina Lira Oliveira (PGM); Glauber Rodrigues da Silva (PRODAM).

Demais presentes: Ariane Maris Gomes Lacerda, Gabriela Chabbouh e Marina Medeiros (SGM); Lara Figueiredo, José Marcos Pereira de Araujo e Luciana Chakarian (SMUL); André Machado Sanches (SME); Giulia Godinho Gomes Ribeiro (SEHAB); Lucas Benicio Lima (SMIT)

Pauta

·         Nova portaria

·         O andamento das atualizações dos indicadores;

·         Indicadores da Agenda2030 municipal

Ordem do dia: A Coordenadora do Comitê Marilia Araujo Roggero iniciou a reunião à 14h35. Chamou uma breve rodada de apresentação dos presentes, após deu ciência a todos da nova portaria de designação dos representantes do Comitê Inter secretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo, publicada no Diário Oficial do Município, do dia 03 de setembro de 2021, pg. 3 - Portaria SGM 295, de 2 de setembro de 2021. Na sequência iniciou a apresentação com um breve histórico do Comitê e informações sobre os períodos de atualização dos indicadores que acontecem sempre em maio e novembro de cada ano, informou ainda que o Geoinfo continua com os cursos de formação sobre o Observatório na EMASP, agora em versão virtual e que trataremos em breve do plano de trabalho do Comitê. Após, Gabriela Chabbouh de SGM tomou a palavra para apresentar o histórico da elaboração da Agenda Municipal 2030, com a criação da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) em 2020 que culminou na definição de 135 metas municipalizadas e 545 indicadores de acompanhamento. Informou que ficou definido que esses indicadores passarão a compor a plataforma do Observatório de Indicadores e que na próxima semana será enviado para cada órgão responsável um processo SEI requisitando a disponibilização e sistematização dos dados necessários para alimentação do ObservaSampa. Informou ainda que O 3º Plano de Ação em Governo Aberto contempla o compromisso de “Fortalecer o engajamento e o monitoramento da implementação da Agenda Municipal 2030”, destacando a importância da concretização desse trabalho. Durante a explanação foram disponibilizados, via chat. Links da Agenda Municipal 2030, do 3º Plano de Ação em Governo Aberto e do ObservaSampa. Na sequência foi iniciada uma rodada de perguntas e dúvidas: Alexandro Pereira de Almeida, questionou se o modelo da ficha será o mesmo do anterior. Marilia Araujo Roggero, respondeu que sim, mas com algumas pequenas alterações. Alexandro Pereira de Almeida questionou ainda se o plano de ação para implementação da Agenda 2030, também vai entrar agora no Observa? Gabriela Chabbouh respondeu que este ainda é um trabalho em andamento e que, portanto, não temos uma definição ainda. Na sequência, Gabriela Chabbouh fez a apresentação da planilha com os 545 indicadores. Cleusa Guimarães perguntou se esses indicadores têm necessariamente relação com os indicadores do Programa de Metas 2021/2024. Gabriela Chabbouh explicou que são indicadores específicos para a Agenda 2030, mas que pode sim haver alguma sobreposição, informou ainda que SMJ não tem nenhum indicador na Agenda 2030. Cristina Gomes Baltazar questionou se cada representante tem acesso ao sistema do Observa? Marilia Araujo Roggero respondeu que não. Que apenas a equipe de Geoinfo manipula o banco de dados. Everton Costa perguntou se seria possível ter acesso aos formulários anteriormente preenchidos? Marilia Araujo Roggero, respondeu que sim e em não havendo mais dúvidas encerrou a reunião às 15h30.

Ausentes: SGM SMCC, SEME.


Última Atualização: 13/09/2021 12:40:49

Dia do orgulho LGBTQIA+

Sabemos que hoje é um dia de orgulho, mas também de muita luta para a população LGBTQIA+, por isso damos destaque para o estudo "Violência LGBTQIA+ no Brasil", elaborado pela FGV-SP em 2020 e que traz dados e indicadores relevantes a respeito desse tipo de violência no país

Para acessar o estudo na integra, clique aqui!

Última Atualização: 28/06/2021 16:42:30

15ª Reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo
São Paulo, 5 de março de 2021 
Ata da 15ª reunião do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. (Primeira de 2021)

 Estavam presentes de forma virtual, via plataforma Teams, os representantes das seguintes secretarias: SMDHC, SVMA, SF, CGM, SEHAB, SMSU, SMPED, SMT, SMADS, SMDET/ turismo e SMUL que coordena os trabalhos.

 A coordenadora do comitê, Marilia Roggero (SMUL/ GEOINFO) inicia a pauta da reunião falando das parcerias de trabalhos, e apresenta a nova integrante da equipe do ObservaSampa Lara Cavalcante. Apresenta a parceria do Observa no projeto Mercocidades – coordenada Secretaria das Relações Internacionais (SRI) com a participação da Secretaria de Governo (SMG) e da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Cita também o trabalho com a SMDHC, principalmente com a Coordenação de políticas para os Imigrantes e fala sobre a importância da relação com a equipe da Secretaria da Assistência Social (SMADS) que deu todo o suporte em relação à base do Cadastro único. Marilia manifesta contentamento ao se deparar com a presença e, portanto, continuidade, de vários membros do Comitê, mesmo com a mudança de governo; isto porque a continuidade é fundamental para os trabalhos do Observatório que requer constância na compilação e atualização dos dados. Comenta que “doi” muito ouvir de novos servidores de que na prefeitura não há algum dado quando, na verdade, uma boa quantidade desses existe e está organizado. E em decorrência, a importância deste Comitê também na difusão da informação, além da produção com qualidade e atualizada dos dados. Discorre também como a pandemia mudou o ritmo e a forma dos trabalhos de todos os funcionários e o impacto que gerou na atualização dos indicadores durante o ano 2020. No primeiro semestre, vista à adaptação de todos, o percentual de atualização foi muito baixo, mas ao longo do ano, conseguiu-se chegar à meta de 60% de atualização. Dificilmente chega-se a um percentual maior do que este, pois no Observa Sampa há dados de periodicidade maior de atualização, como é o caso dos dados decenais do censo que não aconteceu em 2020. O objetivo desta reunião é a retomada dos trabalhos, recepção aos novos membros do Comitê, e para eles explicar o porquê de os dados serem atualizados nos meses de maio e novembro. Essa periodicidade foi estabelecida levando em consideração a atualização de vários bancos de dados nacionais por parte da educação e saúde. Mas a entrada de novos indicadores acontece o ano todo, bem como a atualização pontual. Cita como exemplo a expectativa de entrar os dados dos ODS, assim que forem liberados por SMG. Marilia comenta sobre processo SEI aberto em todas as unidades para a indicação dos membros do Comite. Pede que seja respondido pra que uma nova portaria possa ser publicada. Depois desta fala inicial, Marilia abre a palavra aos comentários dos participantes. Amanda de SMDHC entende que a permanência de alguns técnicos é um benefício aos trabalhos especialmente quando estes sejam os responsáveis pela compilação dos dados em outras frentes, tais como PPA, ODS. Aponta como uma dificuldade no último ano a mudança dos indicadores do Programa de Metas pois alterou os formatos e os indicadores que a Secretaria vinha empregando e atualizando de forma integrada. Com a mudança de prioridades ficou difícil convencer as equipes internas a atualizar ambas as frentes. Considera fundamental organizar os processos internos para diminuir o número de demandas que precisam ser otimizadas e de preferência, ser uma coisa só: Novo Programa de Metas, PPA, ODS precisam estar articulados. Marilia replica a importância da continuidade das políticas públicas e que não haja rupturas. Concorda que a mudança radical do Programa de Metas criou bastante confusão. Anna da SMG informa sobre a nova estruturação da secretaria, com a criação de várias secretarias executivas. “Gestão” é uma delas. Outra é “Projetos estratégicos” e ainda, a secretaria executiva de “Planejamento e entregas prioritárias” coordenada por Vivian Satiro. Nela estarão o Plano de Metas, as orientações ao PPA, os ODS. Anna e Gabriela passam a integrar essa secretaria com o papel de facilitadoras junto às demais secretarias na construção do Programa de Metas. A formulação das metas deverá ter uma primeira minuta em fins de março. No início de abril acontecerão as consultas públicas com a perspectiva de a versão final ser publicada em junho. Em relação aos ODS, apesar da comissão ainda não ter sido convocada no ano de 2021, porque o esforço da equipe está na elaboração do Programa de Metas, e apesar do conjunto de metas ainda não ter sido publicado, está servindo de subsidio para as pastas proporem suas metas e indicadores. A secretária está atuando com a metodologia de receber as propostas das pastas e a partir delas organizar, selecionar e definir prioridades. A publicação dos indicadores dos ODS pelo governo é passo que autoriza a inserção dos indicadores no Observa. Todavia, o trabalho para a integração ao Observa está avançado, sistematizado, e uma parte dos dados já está com suas fichas de metadados preparada. Por fim, informa que está sendo discutida em qual plataforma será publicado o Plano de Metas. Assim que houver essa clareza, essas informações serão articuladas com as do Observa. Gabriela (SMG) reforça que a equipe está voltada à elaboração, em 90 dias, do Plano de Metas. Cita reunião com a Fazenda (Sandro) momento em que propuseram que os indicadores dos ODS também sejam usados no PPA. Marilia comenta de sua esperança de que os indicadores dos ODS sejam desagregados territorialmente, uma vez que os dados de Metas, bem como os do PPA, também são regionalizados. Espera que essa seja uma das questões quando os trabalhos retomarem. Sandro (SF) comenta sobre o PPA. Considera que o último ciclo foi um grande aprendizado, porque mostrou que havia alguns indicadores pontuais, sem lastro histórico e portanto, sem a possibilidade de acompanhamento. Esse novo ciclo, que se inaugura em 2022, mas que começa a ser formulado neste ano, traz essa base mais organizada. Espera que o PPA esteja ancorado no Plano de Metas ou nos ODS, com métricas que possam ser acompanhadas de forma mais efetiva. Houve também dificuldade em relação aos indicadores que existiam no Observa e alguns criados para o PPA, pois algumas diferenças de redação e métrica não permitiu que se tornassem um único indicador. Vivian (SVMA) comenta que não houve a atualização de alguns indicadores do Observa porque na Secretaria está fazendo estudos e análises e querem propor outros indicadores e não apenas aqueles relativos ao desempenho e sim, indicadores de proteção ao meio ambiente, importantes para o entendimento do que está acontecendo na cidade. A ideia é não retrabalhar os indicadores, mas que esses sejam incorporados internamente, como forma de monitoramento. Relata que neste ano haverá uma interrelação dos indicadores feitos para os ODS e para o Observa na plataforma Geoambiental. É uma plataforma que está sendo criada e cujo status foi apresentada no Comitê do SIG-SP. Nessa ferramenta haverá, provavelmente, um módulo com indicadores operacionais, voltado a servir as necessidades de gestão da secretaria e de facilitar o gerenciamento em cada unidade. É um trabalho de 3 anos junto a cada unidade que está sendo formatado. Comenta ainda que cerca de 70 indicadores dos ODS são de responsabilidade especifica de SVMA responsável por alimentar os indicadores. Pretende-se que esses dados sejam inseridos na plataforma Geoambiental e o Observa puxe os indicadores diretamente de forma automática sempre que forem atualizados. Propõe uma conversa especifica para apresentar à equipe do Observa o conjunto de ações que estão sendo tomadas em SVMA, incluindo a cultura e compreensão sobre a importância da gestão por meio de indicadores. Angelica de SMSU apresenta-se como nova integrante. É da divisão de análise e planejamento, onde são elaborados dados para uso interno e também para divulgação. Pergunta se é possível reavaliar os indicadores que estão no Observa suprimindo e inserindo novos indicadores. Pretendem criar um Observatório de segurança. Marilia propõe uma conversa especifica para viabilizar essa atualização. Marco Aurelio de SEHAB cita que veio em substituição à Monica Nogara e é da divisão de planejamento. Além do Observa trabalham com o PPA, Plano de Metas e ODS. Vai providenciar a atualização porque não fizeram no ano passado. Há porem indicadores como déficit habitacional cuja origem não é a prefeitura. Houve apresentação da nova metodologia pela FJP em função de mudanças no PNAD no dia de ontem; vão estuda-la para ver como atualizar os dados. Juliana de SMPED relata que a Secretaria lançou observatório próprio e recebeu muito apoio da Marilia e do Observa. Propõe um grupo de discussão para compartilhar experencias sobre observatórios. Cita como exemplo, questões como termo de referência, gerencia de TI, assuntos que toveram dificuldade e que seria benéfico para todos. Como já está no ar, em 2021 vao fazer melhorias. Marilia comenta da importância de conhecer os vários Observatórios, suas dificuldades e sobre o benefício de trabalhar conjuntamente. Cita o curso que vários técnicos de Geoinfo estão fazendo junto Open knowledge sobre publicação de dados, LAI, importância dos dados abertos. Relata que é uma preocupação da Coordenação de Geoinfo de como a prefeitura, que é produtora de informações, deve lidar com a lei de proteção de dados. Como podemos ajudar na estruturação dos dados considerando a sensibilidade, a proteção, o armazenamento e a segurança. Propõe um debate neste sentido. Cita que o Geosampa já está com uma licença de Creative Commons e que há um grupo interno à Geoinfo estudando a questão de licença de dados públicos, com o auxílio da Dra Lumena da Controladoria. Foram feitas pesquisas no site do IBGE, do Seade, mais ainda será necessário um tempo para encontrar o caminho a tomar sobre a produção de dados pelo setor público. Vivian pede para manter o Comite informado. Gabriela (SMG) informa que o evento do Mercocidades será no dia 17 as 10h e convida a todos a participar. Geni (Sehab) apresenta-se e integra o setor de planejamento da secretaria. Informa que provavelmente haverá mudanças na representação da Secretaria. Não havendo mais manifestações, Marilia conclui a primeira reunião de 2021 do Comitê Intersecretarial do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo, e eu Rossella Rossetto, integrante do Observa Sampa, redijo essa ata, a partir da gravação feita pela plataforma Teams.

Última Atualização: 12/03/2021 14:59:07

Relatório Anual de Atividades - ObservaSampa (2020)

ObservaSampa


O Observa Sampa, portal de indicadores da Cidade de São Paulo, foi criado em 2016 na SMDU via decreto n057.087. Desde então, vêm agregando novos indicadores e é plataforma de apresentação dos dados do Programa de metas, do PPA e ainda em caráter experimental, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da cidade de São Paulo. Entre 2019/2020 teve sua atuação reconhecida internamente, por parte de várias secretarias, como um importante canal comum de difusão. Mantém diálogos com outros órgãos fora da prefeitura para atuação conjunta e ampliação da abrangência de seus indicadores. 


Atividades


  • Atualização dos indicadores nos meses de maio/novembro 


  • Trabalho parcialmente prejudicado pela pandemia; contamos até o momento com 32% dos indicadores atualizados.


  • Reunião do Comitê intersecretarial de Indicadores


Reunião virtual em 06/08/2020. Pauta resumida: Balanço das atividades do Observa Sampa no 1º Semestre de 2020; apresentação das inter-relações entre Observa Sampa e Observatório de Desenvolvimento Sustentável – ODS e com o Programa Verde – Azul. Encaminhamentos para o segundo semestre.

Reunião virtual em 07/12/2020. Pauta resumida: Balanço das atividades do Observa Sampa no 2º Semestre de 2020; Estágio do trabalho dos indicadores dos ODS e planejamento 2021.


  • Curso de indicadores e do ObservaSampa na EMASP


No planejamento de 2020 haviam sido previstos 4 cursos presenciais. Devido à pandemia, em acordo com a Emasp, foi apresentada em agosto de 2020, uma nova proposta do curso desta vez online. O curso chegou a ser programado, mas foi cancelado pela Emasp;


  • Participação na live de lançamento do Observatório da pessoa com deficiência


A SMPD e ObservaSampa mantiveram parceria de indicadores o que auxiliou a formatação do Observatório da Pessoa com Deficiência lançado em 2020 (https://observatorio.smped.prefeitura.sp.gov.br/paineis). A coordenadora do Observa Sampa Marilia Roggero participou do lançamento do Observatório reafirmando o trabalho conjunto e de atualização dos indicadores em ambas as plataformas;


  • Participação nos trabalhos do GT dos ODSs


Trabalho conjunto iniciado em 2019 vem sendo tratando ao longo de 2020 por meio da elaboração de indicadores, da orientação para a elaboração dos metadados, indicação de membro do ObservaSampa para participar como representante da SMDU no GT e no Conselho dos ODS; O ObservaSampa será o portal dos indicadores do ODS e de forma experimental, foram referenciados cerca de 50 indicadores de acordo com sua ODS. Prevê-se para dezembro de 2020 o término da primeira fase de trabalhos do Conselho dos ODS com a homologação de cerca 250 indicadores propostos pelo GT ODS e pela sociedade civil. Após a homologação, os indicadores deverão ser formatados para serem introduzidos na plataforma do Observa Sampa, o que acontecerá em 2021.


Parcerias com outros órgãos e formas de utilização dos dados do ObservaSampa


Novas parcerias com órgãos públicos e entidades do terceiro setor e privadas foram prospectadas em 2020 para a elaboração de dados, a construção de novos indicadores e para a participação do ObservaSampa em fóruns de discussão sobre indicadores e planejamento urbano.


  • CIDEU. A PMSP é signatária dessa organização internacional de governos locais. Entre as várias frentes de trabalho há uma sobre indicadores para o planejamento urbano. Em 2020 reativou-se o contato no âmbito da SMDU/ GEOINFO. Coube à equipe do ObservaSampa em conjunto com os técnicos de Geoinfo a redação de novo texto para o site do CIDEU, bem como indicar links relacionados aos principais projetos desenvolvidos no âmbito do planejamento da cidade; a importância do planejamento urbano, o beneficio da troca de experiências a partir da participação mais ativa da SMDU nessa organização. 

  • CIDEU/CGLU. À convite da Secretaria Executiva do CIDEU Sra Rosa Arlene da Republica Dominicana em 9/11/2020 a coordenadora do ObservaSampa Marilia Roggero e a técnica Rossella Rossetto participaram da reunião da CGLU representando a cidade de São Paulo. Em essa reunião multilaterial, intitulada “The role of municipal and regional movement in Covid times”, foi discutido os desafios para o governo local em relação ao enfrentamento do COVID e as mudanças no âmbito do planejamento do pós Covid, em especial no que se refere à importância dos espaços públicos para a saúde da população. Visto os temas que serão tratados em 2021, evidencia-se a importância da participação da SMDU, com a apresentação de experiências na cidade e no enfrentamento do COVID tais como, Cidade Solidária e SP+Solidária, bem como a experiência na construção de indicadores comparativos como é o caso da localização dos ODS em São Paulo, que podem ser utilizados de forma comparativa entre cidades no mundo.

  • CETIC – Comitê gestor da internet no Brasil, entidade ligada ao governo federal (htpp://cetic.br/) publica anualmente pesquisas sobre domicílios e de pessoas com acesso à tecnologia da informação. SMDU/GEOINFO estão estabelecendo Acordo de Cooperação para a extração, apresentação e análise de dados para a cidade de São Paulo, de acordo com plano de trabalho a ser assinado entre as partes.

  • ZAP IMÓVEIS – SMDU firmou parceira com essa empresa privada de coleta e sistematização de dados da produção do mercado imobiliário. ObservaSampa e Infocidade poderão se beneficiar do uso dos dados existentes no portal. 

  • TCM/ Escola de Contas – reunião com técnicos da Escola de Contas e de gabinetes do TCM para a construção de indicadores de monitoramento de politicas publicas.



Parcerias internas com outras secretarias


  • De forma conjunta com outros integrantes do Geoinfo, os membros do ObservaSampa participaram da elaboração em 2020 dos Informes Urbanos sobre a zona rural do município (construção de indicadores, elaboração do texto); Sobre cadastro único e imigrantes na cidade de São Paulo (discussão, analise do banco de dados, redação do Informe); Sobre imobilidade na cidade, isto é, sobre parcela da população que não se locomove diariamente (elaboração de tabelas e analise dos dados da pesquisa OD do Metrô de São Paulo).

  • Foram feitas parcerias em anos anteriores com estudos e apoio na elaboração de indicadores com SMDET, SMDHC (alguns estudos), SMPED e em 2020 estamos com um em andamento sobre o cadastro único no universo dos imigrantes que receberam o auxílio emergencial.



PLANEJAMENTO 2021


 - Retomada das atividades do Comitê – reuniões bimestrais conforme foram os outros anos. Em 2020 fizemos duas reuniões (agosto e dezembro).

 - Retomada dos Cursos – rever datas, resgatar o projeto que fizemos em 2020 e verificar com a EMASP como serão os cursos online.


- ObservaSampa como plataforma dos ODS da cidade de São Paulo

  • Coordenação em conjunto com SMG das atividades (junto às Secretarias) para a inserção de indicadores na plataforma Observa Sampa;

  • Coordenação da elaboração de dados dos indicadores de SMDU;

  • Previsão de elaboração (de parte) e de verificação (de todas) as fichas de metadados dos indicadores dos ODS a serem preenchidas pelas secretarias;

  • Revisão dos dados numéricos dos indicadores a serem enviados pelas secretarias;

  • Inserção dos indicadores no site do Observa;

  • Coordenação da atualização conjunta, durante o período de atualização estipulado pelo comitê.


- Projeto no Contrato da Prodam. Proposta de novo projeto a ser inserido no contrato Geoinfo/ Prodam, visando criar a aba para Inserir tabelas, assim como é no infocidade; melhorias no sistema do ObservaSampa (rotina de atualização, regra de não repetição do nome dos indicadores).


- Inserção de indicadores sobre TIC. Após a assinatura de Acordo de Cooperação entre PMSP/SMDU e CETIC, avançar a implementação do plano de trabalho com a construção de indicadores de TIC para o município de São Paulo; 


- CIDEU - Restabelecer as atividades conjuntas com o CIDEU e entre cidades brasileiras que participam desse forum. Para tanto em 2020 será necessário:

  • Manter atualizado o site do CIDEU;

  • Constituição de grupo de trabalho intersecretarial e   inter departamental) (Relações internacionais e Planurb) para participar e propor atividades junto ao CIDEU;

  • Buscar os participantes de cidades brasileiras membros do CIDEU para constituir atividades conjuntas (cidade coordenadora era oficialmente Belo Horizonte, mas não está ativa);

Última Atualização: 16/12/2020 14:17:43

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